Desde o mês de dezembro, a Prefeitura Municipal de Carazinho aderiu ao Cartão Combustível para o abastecimento dos veículos. O Sistema de Gestão de Frotas Onecard, normalmente conhecido por cartão combustível é uma ferramenta de gestão de abastecimento de combustíveis e de pagamento de pequenas manutenções dos veículos. O sistema controla todas as ações da frota (identifica condutores, veículos, local e data/hora onde o condutor efetuou a compra de combustível, o tipo de combustível, quantidades e valores do abastecimento, disponibilizando as informações via internet (em tempo real), através de relatórios com todas as ações da frota de veículos. O sistema é prático, transparente e ainda reduz custos para o Órgão Público.
Processo de Utilização do Cartão
O Condutor do veículo se dirige ao Posto de Combustível devidamente identificado, abastece o veículo, fornece os dados do último hodômetro ou horímetro ao frentista que de posse dos dados do abastecimento passa o cartão de combustível do veículo da Prefeitura na máquina da Onecard, informa os dados do abastecimento, solicita ao condutor inserir a sua matrícula e senha que automaticamente são encaminhados a Onecard para receber a autorização para pagamento da transação. Com isto é possível monitorar com facilidade e segurança toda a frota da Prefeitura.
Benefícios para quem usufrui o Cartão
Com a implantação do sistema de gestão de frotas, a Prefeitura tem redução dos processos operacionais (emissão e conferência de ordens de compra, distorções de informações do abastecimento), informações em tempo real de todos os abastecimentos de veículos, bem como o aumento da segurança nos abastecimentos através da parametrização dos dados para cada veículo, onde os dados do abastecimento são todos checados e autorizados dentro dos parâmetros definidos pela Prefeitura. Jorge Albuqueque, que há 24 anos é motorista na Prefeitura de Carazinho, afirma que o cartão trouxe uma facilidade muito grande para o abastecimento dos veículos. “Facilitou bastante no dia-a-dia de nós motoristas, na praticidade e também na segurança. O fato de serem mais de 60 Postos no Estado que aceitam o cartão e principalmente na Capital, é muito positivo, além do que, com o cartão, evita-se a burocracia que antes existia”, revelou.
Autor: Jenifer Schmidt