27 SET 2013
Programação especial na Semana Nacional do Trânsito

De acordo com dados do Ministério da Saúde, todos os anos, mais de 40 mil pessoas morrem em acidentes no país, mortes que podem ser evitadas por ações simples e conscientização. Pensando nisso, a Semana Nacional do Trânsito em Carazinho, teve uma programação especial. Durante toda a semana, aconteceram orientações a motoristas e pedestres nas faixas de segurança, pintura em paradas de ônibus da região central, palestras nas escolas estaduais e municipais, colocação de placas de sinalização de desvio de caminhões, dentre outras atividades. Conforme o diretor do departamento municipal de Trânsito, Vitor Xavier, a ideia é conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito e, assim, reduzir o número de acidentes. “Durante toda a semana fizemos um intenso trabalho de orientação, onde um fiscal de trânsito, sem uniforme, ficava com o rádio em um ponto que existe faixa de segurança e comunicava um colega logo a frente os veículos que não paravam para o pedestre atravessar. Assim que abordados, os motoristas eram orientados a parar sempre que um pedestre estivesse na faixa de segurança, também orientamos sobre o uso de celular enquanto dirige e o uso do cinto de segurança. Nosso objetivo não é autuar, nós queremos parceria, pois um trânsito onde cada um faz sua parte será melhor”, assegurou Vitor. O diretor informa ainda, que o departamento de Trânsito, juntamente com o CFC Weber, está elaborando um trabalho educativo sobre trânsito para apresentar a comunidade.

Autor: Jenifer Schmidt