19 SET 2013
SEC. GERAL DO GOVERNO
Realizada Missa Crioula no gabinete do prefeito Renato

Na manhã desta quinta-feira (19), o gabinete do prefeito Renato Süss ficou lotado, pois, aconteceu uma Missa Crioula, que contou com a presença, além do prefeito, também o vice, Ebio Esteve, a primeira dama, Marlene Süss, o grupo de ginástica do Celt, padres do município, vereadores, secretários da administração municipal, diretores e servidores, patrões dos CTGs, bem como integrantes dos mesmos, escoteiros e Brigada Militar. A missa foi rezada pelo pároco da Igreja Nossa Senhora da Glória, Avelino Pinzetta, em formato gaúcho, com preces e cantos de forma campeira. Os irmãos, Andressa e Alessandro Schacht, filhos do coordenador do Conselho Municipal das Tradições Gaúchas (CMTG), Volmir Schacht, cantaram o Hino Riograndense. Entre os momentos mais emocionantes da Missa Crioula está o que relembra um dos mais marcantes episódios da história do Rio Grande do Sul: “a guerra entre Maragatos e Chimangos. Como a missa busca trazer a paz e a compreensão entre todos, os homens que participam da missa depõem suas armas, representadas por facões estilizados, colocando-as num canto e entrelaçam na cruz os lenços vermelho (Maragato) e branco (Chimango)”. Este momento foi representado com a participação do patrão do CTG Pedro Vargas, Antônio Feyh e o patrão do CTG Alfredo DAmore, Carlos Lima. O prefeito Renato Süss falou aos presentes que a administração está trabalhando com muita seriedade para que o município evolua em todas as esferas, e assegurou que na Semana Farroupilha do ano que vem, o Executivo poderá dar mais apoio aos CTGs. “Queremos também passar os princípios e valores da tradição gaúcha aos nossos jovens e que estes possam passar também para as próximas gerações”, destacou o prefeito.

Autor: Jenifer Schmidt