25 MAI 2013
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Pograma Mais Educação: exercício de cidadania em tempo integral

O Programa Mais Educação – Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC), acontece  na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Piero Sassi desde o ano de 2001 e tem como objetivo principal, proporcionar aos alunos que participam do Programa, um espaço educativo para aprendizagens e convivência, assegurando sua permanência na escola com ensino de qualidade. Neste ano, o Programa Mais Educação iniciou na EMEF Dr. Piero Sassi, com uma reunião geral de lançamento do Programa com a presença de pais, da direção e da coordenação do programa na escola. O atendimento aos alunos já está acontecendo desde meados de abril. As oficinas ocorrem no turno inverso ao das aulas regulares, com turmas formadas por alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tendo a duração de sete horas diárias (sendo destas, quatro horas do dia referente à hora/aula e três no atendimento integral). Atualmente, a escola atende 100 alunos, contando com sete monitores, cinco oficinas desenvolvidas dentro de três macrocampos. Um dos diferenciais desse Programa perante outros projetos de ensino é, primeiramente, a ampliação da efetiva jornada escolar, aumentando o número de horas na escola (sete horas); outro aspecto a se destacar é o acompanhamento técnico-pedagógico do Programa, através do dia-a-dia da sala de aula e o suporte pedagógico junto aos professores, junto aos alunos, bem como o acompanhamento dos resultados nas avaliações e nos conselhos de classe.

Autor: Jenifer Schmidt