22 MAI 2013
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
EMEI Loreno Graeff realiza projeto de leitura para os pequenos

No dia 22 de maio, a EMEI Loreno Albuquerque Graeff lançou um Projeto de Contação de Histórias. As atividades ocorreram pela parte da manhã, quando a professora Vanderlise Thomé Ramos contou a história “O Grande Rabanete”, utilizando como recursos a caixa de histórias e palitoches e na parte da tarde foi a vez dos pequenos ouvirem a história “O Homem Biscoito”, contada pela professora Débora Elis Estery. No final, as crianças distribuíram biscoitos para os colegas da escola. Para as crianças, ouvir histórias na infância leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens, situações, problemas e soluções, que contribuem para a formação de estruturas mentais que lhes permitirão compreender melhor e mais rapidamente não só as histórias escritas como os acontecimentos do seu dia-a-dia. A partir de histórias simples, a criança começa a reconhecer e interpretar sua experiência da vida real. Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Adriana Maria Orguin, atualmente muitas famílias não têm tido tempo suficiente para se dedicarem aos filhos. Com isso, as crianças não têm oportunidade de ouvir histórias no seio familiar. Cabe à escola e principalmente à Educação Infantil, assegurar que não lhes falte essa experiência tão enriquecedora e tão importante para a aprendizagem da leitura. Conforme a direção da escola, o projeto de contação de histórias será desenvolvido por todos os professores da escola, que, um dia por semana, até o final do ano, proporcionarão a todas as crianças da escola um momento especial para viajar pelo mundo encantado da literatura infantil.

Autor: Jenifer Schmidt