15 MAI 2013
INFORMATIVOS
Reunião discute regionalização dos serviços de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, reuniu-se durante toda a terça-feira (14), nas dependências do miniauditório da ULBRA, para tratar de assuntos referentes à regionalização dos serviços de saúde. Pela manhã, o secretário de Saúde, Ânderson Kurtz, o diretor administrativo, Patrick René, a coordenadora de Atenção Básica, Nailde Rodrigues, além de representantes das Secretarias de Saúde da microrregião de Carazinho, formada pelos municípios de Coqueiros do Sul, Santo Antônio do Planalto, Lagoa dos Três Cantos, Não-Me-Toque, Victor Graeff, Tapera e Almirante Tamandaré. Na ocasião, em que o município de Carazinho, dentro das ações, capitaneadas em conjunto com a 6ª e a 15ª Coordenadorias de Saúde (CRS), debateram a nova realidade da regionalização do SUS e os impactos que a gestão plena em saúde tem trazido para Carazinho e os municípios da região, que também fazem parte da pactuação. Vários pontos foram debatidos a fim de melhorar a comunicação entre o município sede e os demais municípios, a fim de que estes possam avançar juntos nesta nova fase da saúde pública. Durante a tarde, juntaram-se ao grupo, gestores dos municípios que integram a 20ª Região de Saúde, Rota da Produção e que compõem a Comissão Intergestores Regional (CIR), que reúne em sua área de abrangência 19 municípios, em uma gestão compartilhada entre a 6ª e a 15ª CRS. Na reunião, foram pautadas as necessidades e as dificuldades enfrentadas pela região de saúde, a fim de somar forças para buscar mais recursos para a região, fazendo com que os serviços de referência passem a ser mais próximos dos municípios. Da reunião foi eleita uma comissão, composta por gestores da CIR 20ª região de saúde, que unirão esforços a fim de reivindicar as melhorias necessárias para a região.

Autor: Jenifer Schmidt