10 ABR 2013
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Orientação sobre Autismo

Durante toda a quarta-feira (10), aconteceu na Praça Albino Hillebandt, uma atividade promovida pelo Centro Municipal de Educação (CEME) e Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), com a participação do Grupo de Pais e Amigos dos Autistas "Estrela Azul". O mesmo teve como meta a conscientização da população em relação ao diagnóstico precoce do autismo. Na ocasião, foram distribuídos panfletos informativos sobre o diagnóstico precoce do autismo. Conforme a fonoaudióloga e coordenadora do Grupo Estrela Azul, Camila Ludwig, a ideia da atividade é difundir o conhecimento sobre autismo, para diminuir o preconceito. Atualmente 15 mães participam do Grupo e conforme Camila, há uma perpspectiva de aumento. "Nos reunimos com as mães quinzenalmente no CEME à tarde, onde elas têm apoio psicológico e orientações sobre o transtorno do espectro do autismo, para que saibam como lidar com as suas crianças", revela Camila. A coordenadora do CEME, Celsoni Danieli, explica que assim que percebido sintomas suspeitos de autismo, a mãe ou responsável deve procurar imediatamente um médico, pois cada mês perdido de estimulação é um tempo que não volta. Atualmente, 13 autistas particiapam das atividades do CEME, sendo que o mais novo tem três anos e o mais velho, 40.

Autor: Jenifer Schmidt