25 FEV 2019
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Semana da Paz inicia com caminhada e Missa Crioula

Na tarde quente deste sábado (23), aconteceu em Carazinho a Caminhada da Paz, abrindo a programação da Semana da Paz no município, que acontece até o dia 1º de março.

A caminhada partiu de frente à Praça Dr. Alfredo D’Amore (Hospital), às 17h, e seguiu em direção à Igreja Matriz Nosso Senhor Bom Jesus, onde às 18h, aconteceu uma Missa Crioula.

Durante a missa, o Conselho Municipal de Tradições Gaúchas (CMTG) e o Executivo Municipal entregaram a “Comenda da Paz de Ponche Verde” ao cônego João Gheno Netto.

O padre, que iniciou seu trabalho na Paróquia Nosso Senhor Bom Jesus no dia 3 de janeiro de 1960, emocionado, agradeceu a homenagem, lembrando ainda que celebrou a primeira Missa Crioula no município.

Participaram das atividades o CMTG, representantes dos CTG’s do município, o prefeito Milton Schmitz, a primeira-dama e secretária de Assistência Social Andréia Schmitz, o secretário de Educação Lucas Gabriel Lopes, as rainhas do município e comunidade em geral.

▶️ SEMANA DA PAZ

A programação é uma homenagem à Paz de Ponche Verde, comemorada sempre na última semana de fevereiro em alusão ao Tratado firmado em 1845, entre imperialistas e farroupilhas, dando fim à Revolução Farroupilha, iniciada em 1835.

▶️ PROGRAMAÇÃO

1º/03 – (sexta-feira) – Cavalgada da Paz: início às 10h no CTG Alfredo D’Amore (anfitrião desse ano), passando por todos os CTG’s (Vento Minuano, Rincão Serrano, Unidos pela Tradição Riograndense e Pedro Vargas), seguindo até a Gruta de São Pedro no Parque Natural Municipal João Alberto Xavier da Cruz, onde haverá uma benção e depois um churrasco por conta das entidades.

*A programação é organizada pelo Conselho Municipal de Tradições Gaúchas (CMTG), Secretaria Municipal de Educação (Departamento de Cultura) e Secretaria Geral de Governo (Departamento de Eventos), e contará com a participação de todas as entidades tradicionalistas.