27 JUN 2019
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
SMEC realiza a abertura oficial do II Concurso de Oratória Estudantil

Alunos, professores e diretores lotaram o auditório da UPF Carazinho na tarde da quarta-feira (26) para a cerimônia de abertura do II Concurso de Oratória Estudantil, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC e o grupo de orientadores educacionais.

O projeto, que foi desenvolvido no ano passado pela primeira vez focado nos alunos concluintes do Ensino Fundamental, visa desenvolver a arte da oratória e desinibição, além de proporcionar aos jovens momentos de estudos que estimulem o protagonismo e a liderança estudantil. Este ano o tema abordado pelo concurso será “Violência contra a mulher: precisamos falar sobre isso!”, com o intuito de dar espaço para que os estudantes busquem a reflexão, análise e discussão diante de um assunto que desestrutura tantas famílias.

O secretário municipal de Educação, Lucas Gabriel Lopes, falou do maravilhoso trabalho que a educação municipal vem implantando em Carazinho e da motivação em realizar o concurso de oratória. “Desenvolver a oratória e a dicção é um passo muito importante para a vida de vocês, então aproveitem ao máximo essa oportunidade. Sabemos que os professores vem desenvolvendo um trabalho extraordinário com vocês e temos certeza que esse ano, aprimorando novas ideias o resultado será muito melhor”, garantiu Lucas. Sobre a temática o secretário destacou a importância de falar sobre o tema para prevenir, cuidar e resgatar os valores da família que hoje estão esquecidos.

Na ocasião, a delegada de polícia Rita Felber De Carli apresentou a palestra “Violência Doméstica: o conhecimento como forma de prevenção” explicando a relevância de tratar este assunto com os estudantes. “Precisamos conversar com os jovens sobre violência doméstica e a incidência com que abrange muitas famílias e pessoas de todas as idades, não é só a questão da violência contra a mulher, é todo tipo de violência que acontece dentro do lar. Precisamos trabalhar com a informação e a prevenção, saber o que configura violência doméstica e quais medidas devem ser tomadas.” Rita ainda complementou falando de ações que são consideradas um ato de violência doméstica. “Muitas vezes a violência acontece de forma natural e as pessoas não se dão conta que estão agredindo ou humilhando, a violência psicológica por exemplo, interfere na saúde mental da mulher ocasionando o estresse e a depressão”, explicou.

Estiveram prestigiando a abertura, representando o prefeito Milton Schmitz o procurador jurídico do município, Gustavo Viapiana; presidente da JCI Anderson Zenato Valmorbida; representando o presidente da Câmara de Vereadores Daniel Weber, o assessor André Dalcin; diretora da UPF Carazinho, Munira Awad, orientadores educacionais da SMEC; além de diretores, professores e alunos.

Concurso de Oratória Estudantil

O concurso tem o objetivo de desenvolver a habilidade de falar em público, apresentando, argumentando e defendendo as suas posições de maneira objetiva e clara, é de suma importância na formação de jovens com potenciais de liderança, estimular o senso crítico sobre a temática atual, formar cidadãos que consigam debater sobre variados temas da sociedade, promover a integração, bem como fomentar o gosto pela leitura, redação e a oratória.

O concurso deste ano, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e orientadores educacionais do município, será dividido em duas etapas, sendo a 1ª Seletiva Interna nas escolas e a 2ª Final Municipal na Câmara Municipal de Vereadores, prevista para 24 de outubro.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Jéssica Medeiros Perin