28 JUN 2019
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Biblioteca Pública e Pecar promovem palestra educativa no Sorg

A Biblioteca Pública Dr. Guilherme Schulz Filho promoveu na manhã desta sexta-feira (28) em parceria com o Presídio Estadual de Carazinho – PECAR mais uma palestra educativa sobre o incentivo à prática da leitura e a prevenção de atos ilícitos. Desta vez foram as turmas dos primeiros anos da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego João Batista Sorg que puderam prestigiar a atividade que contou com a presença do escritor e um dos fundadores da Academia Carazinhense de Letras – ACL, José Sperry.

Na ocasião, José Sperry teve a oportunidade de relatar aos alunos sobre a pesquisa que realizou em cima da trajetória de dedicação e contribuição do padre João Batista Sorg com o município de Carazinho.

A diretora do PECAR, Márcia Daumling e o psicólogo Jocelito Terres do Carmo estabeleceram um diálogo com os adolescentes acerca da prevenção quanto ao uso de drogas ilícitas, prática de delitos e consequências que podem levar ao encarceramento.

Márcia falou sobre a importância de incentivar a leitura para a formação pessoal, profissional e intelectual. “É necessário reforçar a educação e a prática da leitura para mostrar a estes jovens que há outras escolhas na vida, a gente sabe que muitos vivem situações sociais delicadas e é por meio da educação que eles vão encontrar opções melhores”, destacou.

Durante o bate-papo foi abordada a realidade dos presídios, dificuldades enfrentadas, violência física e psicológica que a situação prisional provoca aos apenados e suas famílias. Segundo a diretora do presídio, enquanto é reforçada a importância da educação ao mesmo tempo é mostrado como é a vida no cárcere com a intenção de conscientizar, prevenir e impactar.

O coordenador da Biblioteca Pública, Lúcio Martins Pinto, agradeceu a receptividade da escola e a diretora e o psicólogo do PECAR que vem apoiando a ação. Ao final Lúcio aproveitou para fazer uma doação de livros de diferentes gêneros literários para a escola, a fim de contribuir com o acervo e incentivar a prática do saber.

Também estiveram participando da atividade, a supervisora da Biblioteca Jussara Secchi e a servidora Liamara Monteiro, além de professores e funcionários da escola.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Jéssica Medeiros Perin