30 AGO 2019
SEC. DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE
Um marco histórico para Carazinho

A administração municipal inaugurou oficialmente na tarde desta sexta-feira (30) mais uma importante conquista para o município, o Centro de Castrações de Pequenos Animais de Carazinho.

Em 2017, o executivo foi pioneiro na região em criar uma política pública em benefício à causa animal. Com lei específic,a Carazinho encontra solução para o crescimento excessivo das populações de cães e gatos de rua, tornando-se referência estadual.

Considerado um marco para a proteção animal de Carazinho, o Centro de Castração de Pequenos Animais, administrado pela entidade ACAPA, começou a funcionar em junho de 2018, tendo como objetivo além reduzir a taxa de crescimento populacional de cães e gatos, prevenir a incidência de zoonoses.

No primeiro ano de funcionamento do Centro foram castrados e microchipados 1.000 animais, sendo encaminhados para castração os animais abrigados por entidades; os de rua ou comunitários, encaminhados por entidades ou protetores independentes cadastrados e, os casos deliberados pelo Conselho Municipal do Bem-Estar Animal – COMBEA.

A integrante do COMBEA, Elenise Ehrhardt, agradeceu a administração por acreditar na causa, “que geralmente é esquecida pelos governantes”, aos vereadores que apoiam essa luta e auxiliam com projetos de lei e as protetoras independentes.

“É com muito orgulho que Carazinho hoje possui um Centro de Castrações que é modelo de referência, não somente pela estrutura, mas por todo o programa de controle reprodutivo que vem sendo desenvolvido”, reconhece.

Ao falar sobre a conquista, a voluntária da ACAPA, Carolina Arnold, agradeceu ao prefeito Milton Schmitz e a todos os envolvidos na causa animal, destacando que neste momento inicia uma nova fase. Com celebração do novo termo de colaboração, entre município e ACAPA, o Centro de Castrações promoverá a castração e microchipagem de 3.840 animais em dois anos.

Além dos animais que continuarão sendo encaminhados para castração pelas entidades, pelos protetores independentes e pelo COMBEA, o novo convênio ainda prevê que metade dessas castrações serão destinadas para famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família e dos Benefícios de Prestação continuada sem nenhum custo e isentas de despesas com o transporte dos animais até o Centro de Castrações.

O prefeito Milton Schmitz ressaltou que graças ao esforço de muitos o que antes era um sonho, hoje é realidade. “Este projeto é um marco histórico para nosso Carazinho. Só tenho a agradecer a todas as pessoas que lutaram firme em nome desta causa maravilhosa”.

Estiveram presentes na inauguração, além do executivo municipal, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Daniel Weber, vereador Gian Pedroso, grande incentivador deste projeto e integrantes da ACAPA, COMBEA, protetoras independentes, representantes de entidades de classe, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, além da equipe de profissionais que atuam no Centro de Castrações.