03 OUT 2019
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
EMEF Castelo Branco adere ao projeto educativo do PECAR com apoio da SMEC

O sistema carcerário, no Brasil, é conhecido especialmente por suas deficiências, como a insalubridade e a superlotação das celas. Com a elevação dos índices da população jovem carcerária, é necessário pensar a respeito. Nesse sentido, a EMEF Presidente Castelo Branco buscou o projeto educativo do Presídio Estadual de Carazinho – PECAR para falar sobre o tema aos alunos do 6º e 9º ano. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio do projeto Cidade Educadora.

A assistente social, Márcia Daumling e o psicólogo Jocelito do Carmo, a fim de mostrar a realidade do presídio de Carazinho, demonstraram por meio de relatos e imagens as instalações do presídio.

O objetivo deste trabalho, além de educativo, é preventivo, explica o secretário adjunto da SMEC, Lúcio Martins Pinto. “A intenção é mostrar aos jovens que devem aproveitar as boas oportunidades, para não compor essa realidade, pois as condições atuais de assistência do estado são comprometidas por falta de verbas, o que acaba comprometendo a recuperação dos indivíduos, que ficam expostos a facções, uso de entorpecentes e dívidas dentro dos presídios”, destaca.

Conforme a diretora da instituição de ensino, Admilsa Aparecida Maria, a palestra foi excelente e fez refletir sobre uma difícil realidade.

Para a nova gestão que compõe a SMEC, que conta com a secretária, Sandra Bandeira Guerra, secretário adjunto Lúcio Martins Pinto e a coordenadora pedagógica professora, Vânia Tavares, o projeto preventivo e educativo é de suma importância e merece todo o apoio, respeito e consideração. “A parceria está entre a SMEC, as escolas e o presídio, com certeza, traz precauções, benefícios aos educandos e para a sociedade como um todo, sendo que demonstra claramente o que é proibido por lei, o que contraria o Direito, a justiça, os bons costumes, a moral social e a ordem pública”, explica o secretário adjunto.