29 OUT 2019
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Carazinho, uma Cidade Educadora

Um evento muito especial marcou a manhã e tarde desta terça-feira (29), Carazinho consolidou oficialmente uma grande conquista para o município, o título de Cidade Educadora. Com muita emoção, talentos e afeto, o Coral Municipal Jovem, Banda Astério Canuto de Souza, programa Pinóquio e a Brinquedoteca com a coordenação do Departamento de Cultura, transformaram a abertura em um momento cultural mágico.

Após a belíssima apresentação, formou-se a mesa das autoridades com a presença do prefeito Milton Schmitz, primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Andréia Schmitz, secretária de Educação, Sandra Denise Bandeira Guerra, presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Weber e a diretora da UPF Carazinho, Munira Awad.

A conquista do título de Cidade Educadora para Carazinho é resultado de um trabalho conjunto entre Poder Público, Executivo e Legislativo, comunidade e a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do programa UniverCidade Educadora e do projeto de extensão Gestão da Educação.

Na ocasião, em nome da Associação Internacional de Cidades Educadoras foi feita a entrega do Certificado de adesão de Carazinho à AICE pela diretora da UPF Carazinho, Munira Awad.

O prefeito Milton agradeceu a presença de todos e destacou que a educação é o único caminho para melhorar o futuro do Brasil. “Acreditamos nessa cidade, no seu enorme potencial, temos avançado muito em todas as áreas e agora o movimento Cidade Educadora só vem para somar. Somos o Carazinho do sim, das coisas que acontecem”, destacou.

Mestre em Educação e atualmente professora da Universidade de Passo Fundo, Eliara Zavieruka Levinski, ministrou a palestra “O papel do gestor frente à comunidade escolar” no turno da manhã.

No período da tarde, outro momento cultural com o Coral Municipal Jovem, coordenado pelo Maestro Flávio Daniel Kolling e o Giro de Histórias do programa Pinóquio, coordenado pela professora Jaqueline Daudt proporcionou entretenimento e muita emoção ao público presente.

Após, dois eventos ocorreram simultaneamente, com a presença de secretários de educação, conselheiros municipais de educação, dirigentes da cultura da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA) ocorreu o encontro mensal da AMAJA. Já no auditório da UPF Carazinho, foi realizado um workshop de práticas de gestão escolar, na presença de gestores de sete escolas do município das redes estadual, municipal e privada, sob a mediação da professora Cármen Franscisca Correa de Souza.

O evento contou com a presença de secretários de governo, vereadores, servidores, equipe da Secretaria Municipal de Educação – SMEC, equipes diretivas, professores, autoridades, rainhas do município e a comunidade em geral.

Cidade Educadora

O conceito de Cidade Educadora passou a ser usado em 1990, ano em que foi realizado, em Barcelona, o I Congresso Internacional de Cidades Educadoras. Seus princípios fundamentais foram sintetizados e atualizados em 2004, em um documento chamado “Carta das Cidades Educadoras”.

Uma cidade Educadora é aquela que, para além de suas funções tradicionais, reconhece, promove e exerce um papel educador na vida de seus munícipes, e assume como desafio permanente a formação integral destes. Na Cidade Educadora, as diferentes políticas, espaços, tempos e atores são compreendidos como agentes pedagógicos, capazes de apoiar o desenvolvimento de todo potencial humano.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Jéssica Medeiros Perin