04 JAN 2021
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Janeiro diferente na Rede Municipal de Ensino

Normalmente, durante o mês de janeiro, os professores que não possuem direito às férias, cumprem seu horário de trabalho no plantão das escolas de Educação Infantil, atendendo as crianças. Neste início de ano, em torno de 15 professores estão cumprindo seu horário na Secretaria Municipal de Educação, auxiliando na confecção de jogos pedagógicos para serem distribuídos às 28 escolas da rede.

Os jogos serão utilizados nas turmas de 5 anos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, como estratégia pedagógica para auxiliar os professores no processo de letramento e alfabetização das crianças, além de jogos de raciocínio matemático.

“O ano letivo de 2021 será ainda um ano diferente, visto que as aulas acontecerão de forma híbrida”, afirma a coordenadora pedagógica da SMEC, Vânia Maria Tavares Ferreira. A coordenadora ainda destaca, que os jogos contribuirão para fomentar a aprendizagem significativa das crianças destas turmas, pois as lacunas de 2020 deverão ser recuperadas em 2021, mas sem a sobrecarga das aulas.

“Nosso desejo é que as crianças possam retornar para a escola, assim como os professores e que sejam acolhidos da melhor forma possível”, finaliza.