18 JAN 2021
SEC. GERAL DO GOVERNO
Indicados do município ao Troféu O Bombeador

A entrega do Título Honorífico Comenda O Bombeador pelo Executivo Municipal, principal honraria do município, acontece no dia 25 de janeiro na Reunião Solene de aniversário de Carazinho promovida pela prefeitura e Câmara de Vereadores. O evento será realizado no Salão de Eventos do Recanto São Vicente seguindo os protocolos de saúde e com público restrito.

A homenagem é destinada a duas personalidades carazinhenses que possuem atuação de destaque nas áreas em que atuam e que, contribuem para o engrandecimento de Carazinho, que neste ano comemora 90 anos de emancipação político-administrativa.

Nesta edição, serão condecorados a secretária da Saúde, Anelise Schell Almeida e o empresário, Nelson Formentini.

• Anelise Schell Almeida

46 anos, nascida em Giruá/RS, casada com João Carlos Silva de Almeida (52 anos), mãe de Lucas Schell Almeida (29 anos) e Matheus Schell Almeida (26 anos). Iniciou aos 14 anos sua vida laboral como menor aprendiz de serviços gerais do Banco do Brasil (dos 14 aos 18 anos. Fez o ensino médio como auxiliar de contabilidade e magistério. Residiu em vários municípios no RS (Giruá, Julio de Castilhos, Passo Fundo, Campinas do Sul, Três de Maio, Frederico Westphalen) e em Feira de Santana na Bahia acompanhando o esposo.

Graduada em Bacharelado em Enfermagem pela SETREM de Três de Maio (2005), Especialização em Saúde Coletiva: ênfase em sanitarismo pela URI - Campus de Frederico Westphalen RS (2008), Mestre em Envelhecimento Humano UPF Passo Fundo RS (2012).

Atuou como enfermeira de ESF no interior e no Hospital São Roque em Caiçara, foi Secretária de Saúde no município de Caiçara (2006-2008), reside em Carazinho desde o início de 2009, quando veio para acompanhar seu esposo, atuou como enfermeira voluntária do Asilo São Vicente de Paulo de 2009 a 2011, Diretora Técnica de (2010 a 2011) na Secretaria da Saúde, e Secretária de Saúde de Carazinho (2011).

Em 2011 foi convidada para atuar como Coordenadora do Curso de Enfermagem na ULBRA Carazinho (2011 a 2012 e em 2016), atuou também como Coordenadora de Ensino da ULBRA Carazinho (2012 a 2014) Atuou como docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da SETREM em Três de Maio RS (2015) e docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem ULBRA Carazinho RS. Atualmente é Secretária Municipal de Saúde de Carazinho desde inicio de 2017, e Docente dos Cursos da Área da Saúde da ULBRA Carazinho.

• Nelson Formentini

52 anos, filho de agricultores natural de Santa Bárbara do Sul é formado em Administração. Até os 17 anos auxiliava os pais nas atividades agrícolas, aos 18 serviu na Base Aérea de Santa Maria, seu desejo era ser piloto de avião, o que não se concretizou, pois outros ideais o levaram para o outro rumo. Desde cedo mostrou que sua veia empreendedora pulsava mais forte, quando aos 19 anos constituiu sua primeira empresa, uma oficina mecânica, depois dessa, vieram mais cinco, sendo elas todas indústrias as quais fundou com sócios que tinham em comum os mesmos ideais. Foi um período de muito trabalho e aprendizado.

Em 1991 casou-se com Denise Barbieri com quem tem duas filhas, Huliana e Lara. Em 93 mudou-se para Passo Fundo para atuar em uma de suas empresas. Em 99, juntamente com Luis Morais em Carazinho, constituiu a Rotoplastyc, um sonho que iniciou pequeno e com grandes desafios, pois tratava-se de algo novo na região, um processo industrial até então desconhecido, a rotomoldagem de peças plásticas para máquinas agrícolas.

Em 2000, a família passou a residir em Carazinho para estarem mais próximos da Rotoplastyc. Com persistência, Nelson seguiu em frente, com erros e acertos, a empresa se consolidou e já são 21 anos de aprendizado e grandes conquistas, hoje reconhecida como uma das maiores indústrias de rotomoldagem do Brasil.

No ano de 2019, Luis Moraes decidiu seguir outros rumos e se retirou da sociedade, cujas cotas foram adquiridas por Nelson, desta forma a Rotoplastyc passou a pertencer à família Formentini, gestão compartilhada com sua esposa e sua filha Huliana. Além da empresa, Nelson continua se dedicando à agricultura através da parceria RPAGRO, essência que está no sangue da família.

Hoje a empresa conta com 190 colaboradores, com previsão de incremento de mais 15% até o final de 2021. Atualmente oferece aos seus clientes soluções em rotomoldagem, sendo referência no segmento. Sua atuação é focada no agronegócio atendendo as grandes indústrias de máquinas e implementos agrícolas do país.

Também possui sua linha própria de produtos destinada ao transporte e armazenamento de líquidos; bem como uma linha completa de equipamentos destinados à preparação de calda para pulverização agrícola.