19 JAN 2021
SEC. SAÚDE
Vacinação da Covid-19 inicia nesta quarta-feira

As doses da vacina Coronavac encaminhadas pela 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), devem chegar a Carazinho nesta quarta-feira (20), dia em que é previsto o início da vacinação no município por meio de um ato simbólico no Salão de Atos do HCC, onde serão vacinados profissionais da linha de frente que atuam no COVID - sendo 2 da Secretaria da Saúde, 2 da CTI Covid e 2 do HCC.

As primeiras doses serão destinadas aos profissionais da Saúde da linha de frente no combate a Covid-19, pessoas com mais de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI), população indígena e pessoas com deficiência acima de 18 anos institucionalizadas.

Márcia Helena Pereira Smaniotto, responsável técnica da Vigilância Epidemiológica e enfermeira sanitarista, destaca que neste primeiro momento não serão disponibilizadas vacinas nas Unidades de Saúde do município. A população deve aguardar a vinda das vacinas e a liberação dos novos grupos contemplados.

A secretária da Saúde, Anelise Almeida, salienta que não há uma previsão de quanto tempo será preciso para imunizar toda população, sendo que o município depende do encaminhamento das doses pelo Ministério da Saúde.

“Normalmente os lotes vêm fracionados, não todos de uma vez e vacina-se aos poucos. Para se ter uma ideia, a campanha da gripe funciona quatro meses para o público de risco para depois ser disponibilizadas para as demais pessoas. Com a Covid-19 não deve ser muito diferente”, explicou.

Quanto aos insumos para aplicação das doses, como agulhas e seringas, a secretária Anelise afirma que no fim do ano adquiriu novo lote destes materiais e o governo do estado já garantiu o fornecimento.