27 JAN 2021
SEC. SAÚDE
Saúde divulga Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde, setor de Vigilância Epidemiológica/Imunização e Atenção Básica divulgam nesta quarta-feira (27) o Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19. O cronograma seguirá o plano de imunização Estadual e o plano Nacional, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

A primeira fase da campanha que iniciou na última semana, iniciou com os grupos considerados prioritários, que incluem: profissionais de saúde, pessoas acima de 60 anos institucionalizadas, pessoas a partir de 18 anos com deficiência institucionalizadas, população indígena acima de 18 anos e em breve contemplará pessoas acamadas ou domiciliadas acima de 60 anos.

O primeiro profissional da saúde municipal a ser imunizado foi o Enfermeiro Cléverson Metzdorf, representando os profissionais do SAMU. Cléverson atua há 9 anos como Enfermeiro Intervencionista do SAMU Carazinho.

Vale ressaltar que inicialmente, Carazinho recebeu apenas 905 doses de Coronavac para a primeira fase. De acordo com o levantamento realizado, baseando-se na vacinação da Influenza de 2020, Carazinho possui 1.800 profissionais da saúde, 160 pessoas acima de 60 anos institucionalizadas, 04 pessoas com deficiência a partir de 18 anos institucionalizados, 28 indígenas e 304 pessoas acamadas ou domiciliadas acima de 60 anos.

O escalonamento desses grupos populacionais para vacinação se dará conforme o protocolo do Estado, adaptado conforme os serviços existentes no município e priorizando neste momento os profissionais com atendimento direto a casos suspeitos e confirmados de Covid.

A segunda etapa prevê a vacinação da população idosa a partir dos 80 anos de idade, 75 a 79 anos, 65 a 69 anos, 60 a 64, seguindo esta ordem de prioridade.

Já na terceira etapa recebem o imunizante as pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica, doenças cardiovasculares, entre outras).

A Secretaria da Saúde informa ainda, que não existem datas oficiais no cronograma, tendo em vista que não há disponibilidade de vacina suficiente para contemplar todas as fases. O chamamento para a Campanha de Vacinação será feito conforme o recebimento de doses pelo município.

A quarta etapa, entre outras informações detalhadas, podem ser acessadas no plano de vacinação completo: https://bit.ly/3oudJyw.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024