27 JAN 2021
SEC. GERAL DO GOVERNO
Dislexia é pauta de reunião

A vice-prefeita Valéska Walber recebeu em seu gabinete na tarde desta quarta-feira (27) as secretárias Anelise Almeida (Saúde) e Sandra Denise Bandeira Guerra, além de representantes da Associação Carazinhense e Regional de Dislexia (ACRD) para tratar sobre o tema Dislexia.

A iniciativa do encontro visa somar esforços por meio de uma futura parceria entre as secretarias (Saúde e Educação) e a ACRD a fim de tratar precocemente a Dislexia, promover a reflexão sobre o transtorno de aprendizagem, além de focar na educação e nos sujeitos que fazem parte deste contexto, sendo que os profissionais desta área precisam estar preparados para auxiliar de forma efetiva em relação a essa questão.

De acordo com a vice-prefeita, é muito importante esta ação em conjunto para possibilitar uma rede escolar cada vez mais qualificada, inclusiva e humana.

Dislexia

Considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica e caracterizada pela dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.

Na educação infantil, alguns sinais podem indicar a dislexia, por exemplo: falar tardiamente, dificuldade para pronunciar alguns fonemas, demorar a incorporar as palavras novas ao seu vocabulário, dificuldades no desenvolvimento da coordenação motora, etc.

Já no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, os sinais de alerta são: dificuldades em aprender o alfabeto, dificuldade no planejamento motor de letras e números, separação e sequência de sons, dificuldade de ler, escrever e soletrar, dificuldade em orientação temporal, etc.

Do 3º ao 9º ano do Fundamental: nível de leitura abaixo do esperado para sua série, sequenciação de letras em palavras, não gostar de ler em voz alta, dificuldade em soletração de palavras, dificuldade de elaboração de textos, organização da escrita, compreensão de texto e/ou aprender outros idiomas, dificuldade na compreensão de piadas, provérbio e gírias, etc.

No Ensino Médio, a Dislexia pode estar relacionadas com a leitura vagarosa e com erros, permanência da dificuldade em soletrar palavras complexas, dificuldade de planejar e fazer redações, de reproduzir histórias, dificuldade de entender conceitos abstratos, prestar atenção, vocabulário empobrecido, criação de subterfúgios.

E na fase adulta, a permanência da dificuldade para escrever em letra cursiva, de planejamento e organização, dificuldade com horários, falta do hábito de leitura, talentos especiais (engenheiros, arquitetos, artistas) são alguns alertas para a Dislexia neste período.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024