09 FEV 2021
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Mudanças necessárias para uma educação sem prejuízos

A Secretaria Municipal de Educação – SMEC através de uma equipe focada em oferecer o melhor para os mais de 5 mil alunos que integram a Rede Municipal de Ensino, tem buscado encontrar soluções a problemas pontuais de forma sensata e planejada para que não venham a comprometer a qualidade da educação e permanência do aluno na escola.

Foi com essa intenção que no final da tarde de segunda-feira (08) a Secretária de Educação, Sandra Denise Bandeira Guerra acompanhada de coordenadoras da SMEC, convocou por meio da diretora da Escola Capitão Aristides Gabriel Haeffner, Elisabete Oliveira uma reunião com pais ou responsáveis dos alunos do 6º ao 9 ºano da EMEF localizada no bairro São Sebastião.

O objetivo do encontro foi esclarecer aos familiares que, apesar dos esforços do Município, não será possível manter as quatro turmas de 6º ao 9º ano da Escola devido a uma reestruturação e realocação de professores. Muitos estão afastados devido a pandemia e a contração de outros é impossibilitada pela legislação.

“Se deixarmos os alunos na escola já vimos matematicamente que não teríamos condições financeiras de atender, pois faltaria professores”, disse a Coordenadora de Recursos Humanos, Cristina Vieira

No momento, a Secretaria de Educação definiu por essa conduta analisando criteriosamente todos os problemas e pensando prioritariamente na educação e nos alunos da EMEF Aristides que é a menor escola da rede, considerando o número de alunos.

Os 60 alunos efetivamente matriculados serão realocados para as EMEFs Políbio do Vale e Presidente Castelo Branco, onde há vagas disponíveis.

“Entendemos que os pais querem seus filhos na escola do bairro onde residem. Mas neste momento estamos pensando na qualidade do ensino e na permanência deles na escola, o que é fundamental. Importante destacar, que o transporte escolar buscará os alunos e os deixará na escola e no final da aula retorna para buscá-los. Além disso, eles poderão usufruir de escolas com estruturas diferenciadas já que ambas possuem quadras poliesportivas. Não haverá prejuízo de aprendizagem”, explica Sandra.

A maioria dos pais, mesmo preferindo seus filhos na escola Aristides, compreendeu que a situação atual exige essa mudança. Eles sabem que ficar sem professor seria muito mais prejudicial que estudar em outra escola.