17 FEV 2021
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Uma boa acolhida na volta às aulas

Estão retomadas de forma híbrida as aulas da rede municipal de ensino em Carazinho para os alunos das EMEFs. Com o acompanhamento, receptividade e acolhimento da equipe da Secretaria de Educação - SMEC, o retorno nesta quarta-feira (17) seguiu todas as orientações e protocolos de prevenção a Covid-19.

A secretária de Educação, Sandra Denise Bandeira Guerra, percorreu algumas escolas para acompanhar a retomada e dar boas vindas aos alunos, equipes diretivas e professores. No início da tarde de hoje, Sandra acompanhou com o transporte escolar os alunos transferidos do 6º ao 9º ano da EMEF Capitão Aristides Gabriel Haeffner até as escolas a qual foram realocados, EMEFs Políbio do Valle e Pres. Castelo Branco.

Apesar de alguns pais ainda relutarem contra a mudança desses alunos devido a reestruturação e realocação de professores da EMEF, localizada no bairro São Sebastião, outros já se mostram mais positivos, pensando em proporcionar uma melhor qualidade de ensino, além de manter seus filhos na escola, o que é essencial.

Para a mãe de uma das alunas do 7º ano, transferida para a EMEF Pres. Castelo Branco, o momento é de um novo olhar sob o aprendizado da filha. “Precisamos ter uma boa expectativa em relação a nova escola. Foi ofertado transporte e suporte para os nossos filhos e, essa mudança pode ser vista como uma nova possibilidade. Então, se ela está bem acolhida, nos sentimos mais tranquilos”, relatou.

Outra mãe, de uma aluna que está no último ano do fundamental, destacou que tem o mesmo sentimento. “Precisamos pensar em proporcionar o estudo aos nossos filhos, o direito a educação e se eles estão tendo essa oportunidade, temos que aproveitar”, salientou.

As escolas que os alunos foram realocados possuem estruturas diferenciadas, ambas com quadras poliesportivas e um espaço amplo. Adimilsa Aparecida Maria, diretora da EMEF Pres. Castelo Branco, destacou que a escola está totalmente preparada para a chegada dos novos alunos.

“Assim como eles, estamos bem ansiosos com essa retomada, mas tranquilos em relação as adequações e mudanças que precisam ser feitas. Já organizamos toda a escola, pensando nos novos alunos. Possuímos salas amplas, protocolos e suporte para adaptação de todos”, explicou.

Adimilsa ainda ressaltou que a escola está dividida em dois grupos, que com a amplitude das salas de aulas, até o momento não será necessário o rodízio de turmas. A diretora destacou também, que devido a organização da EMEF, muitos pais que estavam inseguros e optaram pelo ensino remoto, já estão mudando de ideia e solicitando a alteração. A previsão é de que até o final de março essas mudanças já estejam estabilizadas.

Um momento importante, de cuidado e de acolhida das equipes escolares, planejado e organizado em conjunto com a SMEC. Um novo recomeço, que estampa nos olhos de cada aluno que: a escola é o melhor lugar que eles podem estar.