13 ABR 2021
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Carazinho no Rota das Terras Encantadas

O prefeito Milton Schmitz assinou na tarde de segunda-feira (12) o contrato de adesão ao Consórcio Intermunicipal do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí – COMAJA que visa ações conjuntas em prol do desenvolvimento de programas turísticos e culturais. Com a adesão, Carazinho passa a integrar o projeto Rota das Terras Encantadas.

Ingressando no consórcio, Carazinho poderá explorar potencialidades, como o Parque Natural Municipal João Alberto Xavier da Cruz, o Museu Olívio Otto, o monumento “O Bombeador”, o Santuário Santa Rita de Cássia, o tradicional Galeto com Massa, entre outras gastronomias e atividades a serem desenvolvidas.

Atualmente a Rota das Terras Encantadas encontra-se em ascensão, sendo conhecida nacionalmente e internacionalmente, apresentando opções de turismo de conhecimento, de negócios, de eventos, ecoturismo, de lazer, cultural e gastronômico, através dos roteiros oferecidos pelas agências de viagens e turismo.

Integram a Rota 16 municípios consorciados: Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Não-Me-Toque, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Selbach, Tapera, Tio Hugo e Victor Graeff.

Em conjunto, esses municípios buscam desenvolver o turismo como atividade de desenvolvimento, valorizando as belezas culturais e naturais existentes na região.

Na última semana, uma reunião no gabinete do prefeito Milton Schmitz definiu as tratativas finais para a adesão do município. Participaram do encontro a diretora de Turismo do Rota das Terras Encantadas, a Turismóloga, Carolina Lopes, a assessora Jurídica do COMAJA, Dra. Karina Danielli, além da vice-prefeita Valéska Walber, secretário da Fazenda Dêninson Costa, secretário da Administração, Lori Bolesina, coordenadora de Cultura da SMEC, Silvana Freitas de Souza, assessor de Cultura da SMEC, Flávio Kolling, procurador jurídico do município, Gustavo Viapiana e a diretora de Comunicação, Denise Caetano.