05 AGO 2021
SEC. GERAL DO GOVERNO
Protesto reforça o "não" dos carazinhenses
Mais de 300 pessoas, entre empresários, agricultores, grupo de motoqueiros, representantes de entidades de classe, lideranças políticas, imprensa e comunidade em geral protestaram na manhã desta quinta-feira (05) contra a localização do Presídio Regional de Passo Fundo, na divisa com Carazinho.

O movimento aconteceu na BR-285 próxima a área prevista para a obra e contou com grande apoio dos motoristas que passavam pelo rodovia. No ato, foram realizadas panfletagens e várias manifestações de lideranças contrárias a localização da casa prisional.

A 5km de Carazinho e a 35km de Passo Fundo, a construção prevista pelo governo do estado neste local, é um crime ambiental. O presídio estará ao lado da nascente do rio da Várzea, que vai receber os dejetos do local, contaminando a fonte de água potável de mais de 60 mil pessoas e ainda acarretará outros problemas, como desperdício de dinheiro público, risco a segurança da população possível alta de demanda no HCC e ainda a formação de vilas irregulares ao redor.

Conforme o prefeito Milton Schmitz, é importante ressaltar que os carazinhenses não são contrários a construção da casa prisional, é do conhecimento de todos a necessidade dessa obra para o setor de Segurança Pública.

O que se questiona é tão somente o local escolhido, próximo a divisa com Carazinho, sem qualquer estudo ou análise, sem ouvir os municípios da região.

A mobilização, além de comunicar a gravidade e as consequências que essa obra trará para o meio ambiente e, consequentemente à comunidade, tem o intuito de levar o governo do estado a rever o local para a construção do presídio.