Com a aprovação da Lei 12.527 de 18 de novembro de 2011, a Lei de Acesso à Informação, o Brasil dá mais um importante passo para a consolidação do seu regime democrático, ampliando a participação cidadã e fortalecendo os instrumentos de controle da gestão pública.
Ao regulamentar o artigo 5º, inciso XXXIII da Constituição Federal, o Brasil, além de garantir ao cidadão o exercício do seu direito de acesso à informação, cumpre, também, o compromisso assumido pelo país ante a comunidade internacional em vários tratados e convenções.
A Lei 12.527 representa uma mudança de paradigma em matéria de transparência pública, pois estabelece que o acesso é a regra e o sigilo, a exceção. Qualquer cidadão poderá solicitar acesso às informações públicas, ou seja, àquelas não classificadas como sigilosas ou pessoais, conforme procedimento que observará as regras, prazos, instrumentos de controle e recursos previstos.
Desta forma a Prefeitura Municipal de Carazinho disponibiliza neste espaço as principais informações previstas na Lei de Acesso à Informação e também um formulário eletrônico permitindo que qualquer cidadão solicite a informação que desejar e que esteja previsto em lei sua divulgação.
Formulários de pedido de informação ao SIC FÍSICO:
Formulários para interposição de recursos à negativa de acesso à informação ao SIC FÍSICO:
Pessoa Jurídica - 1ª Instância
Pessoa Jurídica - 2ª Instância
Regulamentação local da Lei de Acesso a Informações:
Assunto | Quantidade | Porcentagem |
---|---|---|
Documentos | 16 | 17,20% |
Saúde | 4 | 4,30% |
Educação | 5 | 5,38% |
Esporte | 0 | 0,00% |
Finanças | 14 | 15,05% |
Cultura | 0 | 0,00% |
Legislação | 1 | 1,08% |
Iluminação Pública | 0 | 0,00% |
Saneamento Básico | 1 | 1,08% |
Licitações | 10 | 10,75% |
Concursos Públicos | 13 | 13,98% |
Obras | 3 | 3,23% |
Outras Informações | 26 | 27,96% |
TOTAL | 93 |
Motivos | Quantidade | Porcentagem |
---|---|---|
Dados Pessoais | 0 | 0% |
Informação sigilosa conforme LAI | 0 | 0% |
Informação sigilosa legislação específica | 0 | 0% |
Pedido exige tratamento adicional de dados | 0 | 0% |
Pedido Genérico | 0 | 0% |
Pedido Incompreensível | 0 | 0% |
Processo decisório em curso | 0 | 0% |
Outro | 0 | 0% |
TOTAL | 0 |
Tipo | Quantidade | Porcentagem |
---|---|---|
Pessoa Física | 51 | 83,61% |
Pessoa Jurídica | 10 | 16,39% |
TOTAL | 61 |
Gênero | Quantidade | Porcentagem |
---|---|---|
Feminino | 25 | 40,98% |
Masculino | 33 | 54,10% |
Não Informado | 3 | 4,92% |
TOTAL | 61 | |
ESCOLARIDADE | ||
Ensino Fundamental Completo | 18 | 0,00% |
Ensino Fundamental Incompleto | 0 | 0,00% |
Ensino Médio Completo | 4 | 0,00% |
Ensino Médio Incompleto | 0 | 0,00% |
Ensino Superior Completo | 19 | 0,00% |
Ensino Superior Incompleto | 0 | 0,00% |
Pós-Graduação Completa | 9 | 0,00% |
Pós-Graduação Incompleta | 0 | 0,00% |
Mestrado Completo | 1 | 0,00% |
Mestrado Incompleto | 0 | 0,00% |
Doutorado Completo | 0 | 0,00% |
Doutorado Incompleto | 2 | 0,00% |
Não Informado | 3 | 5,36% |
TOTAL | 56 | |
PROFISSÃO | ||
Empregado - Setor Privado | 4 | 6,56% |
Empresário/Empreendedor | 1 | 1,64% |
Estudante | 9 | 14,75% |
Jornalista | 0 | 0,00% |
Outra | 8 | 13,11% |
Pesquisador | 3 | 4,92% |
Professor | 2 | 3,28% |
Servidor Público Estadual | 2 | 3,28% |
Servidor Público Federal | 0 | 0,00% |
Servidor Público Municipal | 3 | 4,92% |
Não Informado | 25 | 40,98% |
TOTAL | 61 |
Tipo Pessoa Jurídica | Quantidade | Porcentagem |
---|---|---|
Empresa - PME | 7 | 100,00% |
Instituição de Ensino e/ou Pesquisa | 0 | 0,00% |
Veículo de Comunicação | 0 | 0,00% |
TOTAL | 7 |