25 SET 2017
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Alunos do Caic têm palestra sobre Florestania

Nesta segunda-feira (25), a EMEF Eulália Vargas Albuquerque - CAIC recebeu a visita da diretora do Departamento do Meio Ambiente do município, a biológa Camila Huning. Na oportunidade ela teve uma conversa com os alunos dos anos iniciais e finais sobre o tema Florestania, que segundo a bióloga é a relação que o ser humano tem com a floresta: O que a gente pode ou não fazer com a natureza.

A bióloga comentou com os alunos do Caic que como ex-aluna da escola ajudou a plantar a primeira árvore do educandário e sua turma passou a ser responsável por ela.”Foi onde eu comecei a exercer a Florestania”. Huning perguntou aos alunos quais são as nossas responsabilidades? Sendo que essas perpassam por separar o lixo, respeitar as árvores, rios, nascentes e animais. Em sua fala salientou sobre a diferença entre mato e floresta, confirmando que o Parque da Cidade está localizado em 206 hectares, formando uma floresta de dois tipos: nativa, com árvores de bioma e Mata Atlântica, com árvores exóticas. Ela frisou que mato é o estágio inicial da formação da floresta, sendo que na Florestania podemos preservar as aves, as árvores e plantar árvores adequadas no ambiente urbano e não jogar pilhas no lixo. “Exercer a Florestania é saber da sua responsabilidade ambiental; É saber que não precisa encher de árvores, mas saber o que plantar e quando plantar, podar e cortar. Exercer a cidadania e o respeito pelo outro e pela natureza”. Encerrando a palestra Camila fez um acordo com as crianças e os adolescentes para a defesa da natureza.