25 JUL 2017
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Município homenageia motoristas que transportam mais de 300 crianças da Rede Municipal de Ensino

Na tarde desta terça-feira, 25 de julho Dia do Colono e Motorista, a secretária de Educação e Cultura, Sandra Citolin reuniu no posto do Baixinho os motoristas e a frota responsável pelo transporte escolar do município para um momento especial de reconhecimento e homenagem. Estiveram presentes o prefeito Milton Schmitz, a técnica de Promoção Social do Sest Senat, Gabriela Citolin, o Departamento de Trânsito e os padres, Mateus Danieli da Paróquia Bom Jesus e Arnildo Afonso Fritzen da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, que realizaram uma oração e posteriormente uma bênção.

A secretária destacou na ocasião a importância do momento. “Nesta data especial estamos fazendo este reconhecimento aos nossos motoristas que servem a comunidade transportando nossas crianças das 6h da manhã até aproximadamente às 19 horas. É o momento de pedirmos uma benção, fazermos um agradecimento e termos fé que tudo continue bem”, disse Sandra, destacando também os motoristas das linhas terceirizadas que fazem parte deste trabalho responsável.

Com sete motoristas efetivos responsáveis pelo transporte escolar da rede municipal de ensino a SMEC orgulha-se da equipe de profissionais dedicada e responsável que possui. O município conta com 6 linhas terceirizadas, que transportam 200 alunos da zona rural e urbana e uma frota própria composta por três ônibus e três vans que é responsável pelo transporte de 170 alunos na cidade.

O prefeito Milton Schmitz ao falar sobre a importância do trabalho que realizam disse que transcende o serviço de motorista, ressaltando a qualidade da equipe. “Estamos muito orgulhosos do trabalho que vocês realizam principalmente pela importância que ele representa”, afirma o prefeito acrescentando que na visão dele e do governo, eles transportam mais que crianças, transportam sonhos de muitas famílias que desejam para seus filhos uma vida melhor, uma vida de cidadania. “O Brasil melhor que queremos, passa essencialmente pela educação”, disse.

A sensibilidade e o carinho que a profissão exige

Renato dos Santos Pereira há 35 anos trabalha como motorista na administração municipal, sendo que 27 destas mais de 3 décadas, são dedicados ao transporte escolar e 10, às crianças com necessidades especiais. Diariamente, Pereira busca em casa entre 8 a 10 crianças para levar ao Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado CEMAEE. “É um trabalho que exige no dia a dia, amor e dedicação. É um privilégio para mim transportar essas crianças”, admite o motorista que faz todo o percurso sempre acompanhado de uma monitora e no final do ano deverá se aposentar.

Do alto da sua experiência ele reconhece que sentira saudades. “Tenho alunos que buscava no interior de São Bento e Pinheiro Marcado e hoje estão casados com filhos que provavelmente, também utilizarão o transporte escolar. É muito gratificante ter acompanhado essas histórias”, afirma Pereira que em toda a sua trajetória como motorista estima ter transportado mais de mil crianças.

Outro profissional que possui uma dedicação especial a atividade que exerce é Carlos Eduardo Maia. Ele é o motorista do ônibus Escolar para uso de cadeirantes. O ônibus possui elevador, ar condicionado, espaço para 19 lugares, incluindo os cadeirantes, motorista e monitor.

Acompanhado da monitora Luana, Maia transporta diariamente 20 crianças para CMAEE e APAE. “Nosso trabalho, assim como a de outros motorista que transportam crianças com necessidades ou não, é de muita responsabilidade.  Exige atenção  e um carinho especial”,  reconhece.

25/07/2017