19 ABR 2016
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA

Aconteceu no último dia 14 de abril, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura o primeiro encontro do Curso de Formação Continuada em Educação Inclusiva – Transtorno do Espectro Autista.

O Curso terá carga horária de 40 horas e ocorrerá uma vez por mês na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, sendo as vagas ofertadas aos professores, funcionários e Equipes Diretivas das Escolas da Rede Municipal de Ensino e representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A oferta da formação continuada com enfoque no Transtorno do Espectro Autista torna-se primordial com o propósito de aperfeiçoar a prática pedagógica, de modo a repercutir na melhoria da aprendizagem e convivência social do educando com Transtorno do Espectro Autista e de subsidiar a implementação do Projeto Pedagógico, a partir da criação de estratégias, adaptações curriculares e processos de avaliação para construção de um Plano de Atendimento Individual que possibilite eliminar as barreiras em relação a aprendizagem.

Neste primeiro encontro foram abordados os seguintes temas:

• Inclusão – olhando possibilidades do educando com Transtorno do Espectro Autista;
  • Recebi meu primeiro educando autista. O que fazer?
  • E se o educando não entender o conteúdo?
  • Todo ser é único, todo educando é único!

O número de inscritos para participação no Curso, superou as expectativas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, sendo que a partir do próximo encontro, o mesmo será realizado no Salão do CAPSEM, para acomodar a todos. Isto demonstra que os profissionais da Rede Municipal de Ensino estão comprometidos com a Escola Inclusiva e buscando aprimorar seus conhecimentos para melhor atender as especificidades dos educandos em relação à inclusão.

Autor: Imprensa