07 JUL 2015
SEC. GERAL DO GOVERNO
Grupo Indígena foi recebido no Gabinete Municipal

Na manhã de terça-feira dia 07 de julho, tendo como local o Gabinete Municipal, aconteceu um importante encontro entre o Executivo Municipal e o Grupo Indígena Kaingang. A reunião foi proposta pelo Procurador da República, Ricardo Gralha Massia, que está intermediando um novo local para abrigar este grupo. Na ocasião foram recebidos pelo Prefeito Renato Süss, Secretários Municipais, Vilson Paese, Eloísa Dreyer, Thaíse Albuquerque, Cecíclia Bertoldi dos Santos e Flávio Maioki, Coordenador do Procon local, João Batista da Veiga Antunes e o Assessor Jurídico das Secretarias, Augusto Cardoso Xavier. O Prefeito Renato, inicialmente agradeceu ao grupo pela presença, salientando a história do índio no Brasil “ Obrigado pelo comparecimento de todos, nossa saudação ao Procurador da República, Ricardo G. Massia, quero neste momento, salientar a todos, que os índios tem uma história de dignidade em sua essência, pois aqui já viviam quando os portugueses chegaram nesta terra, e principalmente através deste grupo, fazem parte de uma história ativa de nossa cidade” declarou o Prefeito Renato. Em seguida, todos os Secretários presentes se manisfestaram, agradecendo a presença do grupo, enfatizando que os índios são a nossa raça pura em nosso País. Logo após, foi a vez do Procurador da República, Ricardo Gralha Massia, explicar que dentre suas várias atribuições, uma é justamente esta de defender os interesses das comunidades indígenas “ Que bom que esta Administração Municipal, nos acolhe nesta manhã. Este grupo indígena Kaingang merece com certeza um outro local para morar, que exista principalmente segurança, pois hoje estão as margens da BR 386, lugar que certamente não é o mais apropriado aos mesmos, nosso intuito nesta data é que o Município estude a possibilidade de cedência ou de um comodato de uma área para que este grupo possa utilizar como moradia provisória, até que a Funai defina uma área definitiva para estes índios” enfatizou Ricardo G. Massia. Na sequência, foi a vez do Cacique Líder do grupo, Ivo Gales, registrar a trajetória do povo indígena na cidade “ Que bom que estamos tendo esta oportunidade para reivindicarmos um outro local para o nosso grupo, desde 1989 os Kaingang, estão presentes em Carazinho, e vivemos as margens da rodovia há mais de 10 anos, por isto estamos solicitando uma outra área para que possamos viver com nossas 16 famílias em segurança” declarou o Cacique. Antes do encerramento do encontro, o grupo indígena aproveitou para entregar um livro que tem como título “Tecendo relações além da aldeia” e também um arco de flecha, que foi produzido por índios do grupo, foi entregue ao Prefeito Renato. Por sua vez, o Chefe do Executivo Municipal, destacou que a assessoria jurídica do Município está encarregada de analisar este assunto.

Autor: imprensa