Muitas foram as mudanças no campo educacional brasileiro, em especial, nos últimos anos, impulsionadas pela urgência de educar com qualidade social todos os seus cidadãos. Destaca-se a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, as avaliações externas, a criação do ciclo de alfabetização, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Educação Infantil. O conjunto dessas mudanças exigiu dos sistemas de ensino e das escolas um novo e mais preciso currículo a fim de atender, com qualidade, as novas demandas educacionais. Com esses desafios, as Escolas da Rede Municipal de Ensino construíram o seu Plano Curricular.
Os Planos Curriculares são o resultado de estudo, saberes e vivências dos Professores, dos Supervisores e Coordenadores Pedagógicos, dos Diretores, dos Orientadores da Rede Municipal de Ensino e da Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e tem o objetivo de subsidiar as escolas nos projetos pedagógicos e auxiliar os professores na elaboração dos seus planos de trabalho.
Para a Secretária Municipal de Educação e Cultura Eloísa Dreyer, “os planos curriculares constituem o pilar dos Currículos da Educação Infantil e de Ensino Fundamental apresentando as linhas gerais e as melhores estratégias para um ensino municipal de qualidade.”
Já para a Coordenadora da Educação Básica, Lenir Schneider, o documento é “norteador das ações pedagógicas das escolas, unificando o trabalho da Rede Municipal de Ensino em prol de uma educação de qualidade social, ao mesmo tempo em que é aberto, flexível e dinâmico, possibilitando, assim constante avaliação e atualização.”
Autor: Imprensa