23 MAR 2015
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
REDE MUNICIPAL DE ENSINO COM NOVOS PLANOS CURRICULARES

Muitas foram as mudanças no campo educacional brasileiro, em especial, nos últimos anos, impulsionadas pela urgência de educar com qualidade social todos os seus cidadãos. Destaca-se a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, as avaliações externas, a criação do ciclo de alfabetização, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Educação Infantil. O conjunto dessas mudanças exigiu dos sistemas de ensino e das escolas um novo e mais preciso currículo a fim de atender, com qualidade, as novas demandas educacionais. Com esses desafios, as Escolas da Rede Municipal de Ensino construíram o seu Plano Curricular.

Os Planos Curriculares são o resultado de estudo, saberes e vivências dos Professores, dos Supervisores e Coordenadores Pedagógicos, dos Diretores, dos Orientadores da Rede Municipal de Ensino e da Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e tem o objetivo de subsidiar as escolas nos projetos pedagógicos e auxiliar os professores na elaboração dos seus planos de trabalho.

Para a Secretária Municipal de Educação e Cultura Eloísa Dreyer, “os planos curriculares constituem o pilar dos Currículos da Educação Infantil e de Ensino Fundamental apresentando as linhas gerais e as melhores estratégias para um ensino municipal de qualidade.”

Já para a Coordenadora da Educação Básica, Lenir Schneider, o documento é “norteador das ações pedagógicas das escolas, unificando o trabalho da Rede Municipal de Ensino em prol de uma educação de qualidade social, ao mesmo tempo em que é aberto, flexível e dinâmico, possibilitando, assim constante avaliação e atualização.”

Autor: Imprensa