03 ABR 2014
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Projeto Piloto Justiça Restaurativa nas Escolas: A cultura de paz inicia aqui é apresentado na Câmara

Durante a tarde desta quarta-feira (2), aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores de Carazinho, a apresentação de um Projeto Piloto que está sendo desenvolvido pelo Departamento Jurídico do município e Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). O Projeto é coordenado pela assessora jurídica do Executivo Linara Silva. Conforme Linara, a reunião aconteceu com o intuito de promover a capacitação e a formação dos educadores para o enfrentamento das situações violentas do cotidiano escolar a partir de uma abordagem integrada, cooperativa e humanitária. “Considerando a receptividade dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Políbio do Valle e Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Piero Sassi, que se mostraram dispostos e motivados em utilizar formas pacíficas e dialógicas no tratamento de conflitos, achamos por bem iniciarmos o Módulo I do respetivo Projeto, que contará com seis encontros de sensibilização e conscientização”, disse Linara. Os próximos encontros, sempre na Câmara Municipal de Vereadores, das 14h às 17h, serão nas seguintes datas: 9/4, 16/4, 23/4, 30/4, 7/5. Os encontros são abertos para todos os professores das escolas, sendo que, é indispensável a participação e a assiduidade de, no mínimo cinco docentes já nomeados pela direção, sendo que, em cada momento, serão abordados temas correlacionados com projeto, contando, para tanto, com profissionais de diversas áreas do conhecimento. “O objetivo essencial do Projeto é capacitar os docentes para instituir e difundir no âmbito escolar uma cultura de paz, que possa servir de instrumento para o enfrentamento das situações violentas do cotidiano, especialmente, aquelas que envolvam o tratamento dos conflitos por meio da aplicação das práticas da justiça restaurativa”, explicou  Linara. O encontro desta quarta-feira contou também com as falas da conselheira tutelar Rejane Klein e da assistente social da DPCA Joana de Hamburgo.

Autor: Jenifer Schmidt