25 MAR 2014
INFORMATIVOS
ESF convoca população para pesagem do Bolsa Família nesta semana

O programa Bolsa Família é um incentivo do Governo Federal para pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único, esse cadastro é feito na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura ou nos CRAS do Bairro Floresta e do Bairro Ouro Preto, em contrapartida os pais e/ou responsáveis têm o compromisso com seus filhos de mantê-los matriculados na escola, com a vacinação em dia e com cuidados com a saúde, nutrição e bem estar das crianças. Por isso, as crianças são acompanhadas e pesadas nas unidades de saúde até seis anos 11 meses e 29 dias, completados sete anos o acompanhamento permanece nas escolas pela frequência escolar. Conforme a enfermeira do ESF do bairro Floresta, Aleti Silva de Jesus, geralmente esta pesagem consiste em averiguar o peso e a altura das crianças, e é feita em março e setembro, no primeiro e no segundo semestre do ano, sendo que cada ESF organiza as datas da pesagem. No ESF do bairro Floresta, a pesagem começou no dia 14 de março e vai até o próximo dia 28 (sexta-feira). Para realizar a pesagem na Unidade de Saúde é necessário levar o cartão de vacinas da criança e o cartão de recebimento do Bolsa Família para confirmar o número do NIS e ter um acompanhante maior de idade com a criança. O horário da pesagem é o mesmo do funcionamento do ESF, das 7h45min às 11h45min e das 13h30min às 17h.

Autor: Jenifer Schmidt