09 MAI 2013
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Rede Municipal de Ensino promove capacitação em Educação Inclusiva

Na semana de 22 a 25 de abril, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), por meio da Assessoria em Educação Inclusiva, proporcionou aos profissionais da rede diferentes momentos de capacitação sobre inclusão educacional. Os encontros, que iniciaram na segunda-feira (22), contemplaram as equipes diretivas das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, os profissionais que atuam no Serviço de Apoio Pedagógico Especializado (SAPE), no Atendimento Educacional Especializado (AEE), no ciclo inicial de alfabetização e também os que atuam em turmas com alunos autistas. Nos dias 22, 23 e 24, a assessora de Educação Inclusiva da SMEC, Anelise Della Senta, trabalhou com as equipes diretivas e com os professores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental sobre a temática, enfatizando que a Educação Especial é uma modalidade que transversaliza todos os níveis e modalidades da Educação Básica e se caracteriza como uma ação essencialmente pedagógica, na medida em que busca disponibilizar o atendimento educacional especializado, apoiando, complementando e suplementando a escolarização de alunos com necessidades especiais através de recursos e estratégias específicas. Ainda no dia 24, a fonoaudióloga Camila Ludwig, trabalhou com o grupo de professores do SAPE, atividades práticas para desenvolver em sala de aula com alunos disléxicos. No dia 25, professores do AEE, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e professores de alunos autistas assistiram a uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista, também com a fonoaudióloga Camila Ludwig. Segundo Anelise, o objetivo desses encontros é instrumentalizar os profissionais da educação, criando alternativas de intervenções pedagógicas frente aos alunos que necessitam de atenção especial na rede regular de ensino, efetivando na prática, uma educação de qualidade social para todos os estudantes.

Autor: Jenifer Schmidt