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ABR
01
01 ABR 2013
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Os desafios da Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino de Carazinho
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Escola inclusiva é aquela que garante a qualidade de Ensino Educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo-os e os respeitando de acordo com suas potencialidades e necessidades. Um desafio enorme entendido pela coordenadora da Educação Inclusiva, Anelise Della Senta, que está à frente deste trabalho na Rede Municipal de Ensino de Carazinho, juntamente com todo o grupo de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). Segundo a coordenadora, a parceira pais/escola, é fundamental para o êxito no aprendizado de todo aluno. "É preciso profundas transformações dentro de cada ser humano, sobre as necessidades e diferenças do outro, para construção a cada dia, de uma educação de qualidade que inclui, acolhe e flexibiliza métodos de ensino e avaliações", revelou Anelise. Tendo em vista a efetivação deste projeto inclusivo, diretrizes norteadoras foram pontuadas, objetivando o trabalho de toda a secretaria e escolas para os alunos matriculados e a prática pedagógica dos docentes; o compromisso real com a Defesa de Direitos e a Inclusão dos alunos com deficiência nas turmas regulares, conforme assegura a Política Nacional da Educação Inclusiva, identificando suas vulnerabilidades e estratégias para superação; compromisso com o Atendimento Educacional Especializado dos alunos com deficiência nas diversas áreas; a busca permanente de parcerias que venham a contribuir para que a inclusão aconteça de forma integral e o cumprimento de metas instituídas no planejamento da Secretaria de Educação até o ano de 2016. Anelise explica que inúmeras ações vêm sendo colocadas em prática no corrente ano letivo junto aos professores do Atendimento Educacional Especializado, como reuniões quinzenais para elaboração do Plano de AEE de cada aluno com deficiência incluído na sala de aula de ensino regular, encontros mensais de formação continuada para educadores, visitas periódicas às escolas que têm alunos com deficiência incluídos, bem como acompanhamento mensal ao rendimento dos mesmos e reuniões com pais. Já o Centro Municipal de Educação (CEME), que é o aporte para o trabalho inclusivo, vem realizando o Atendimento Educacional Especializado aos alunos que apresentam dificuldades nas Escolas de Educação Infantil e também, o apoio aos alunos das Escolas de Ensino Fundamental através do acolhimento fonoaudiológico, psicológico e psicopedagógico. Conforme a secretária Municipal de Educação e Cultura, Eloisa Dreyer, a temática da inclusão é muito importante, visto que a educação inclusiva não é apenas o educando ter acesso ao espaço físico da escola, ele precisa ser acolhido com consciência cidadã, respeito, solidariedade e individualidade por parte da comunidade escolar. "No ambiente escolar ele deverá sentir-se parte do grupo, ou seja, ter as mesmas oportunidades em seu processo de aprendizado", completou a secretária.  

Autor: Jenifer Schmidt

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