11 AGO 2020
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
EMEI Santa Isabel realiza exposição de trabalhos

A equipe diretiva da EMEI Santa Isabel organizou uma exposição de trabalhos realizados pelas crianças em casa, junto as suas famílias, sob a orientação das professoras.

Mesmo em tempo de suspensão das aulas em função da pandemia do novo coronavírus, as professoras estão encaminhando quinzenalmente atividades para serem realizadas em casa, com o objetivo de manter o vínculo entre escola e alunos. As atividades são planejadas de acordo com a faixa etária das crianças, sendo principalmente lúdicas, mas também de acordo com o projeto que a escola desenvolveria este ano: “Um passeio pelas florestas do Brasil!”.

Dentre as atividades propostas, as crianças foram desafiadas a confeccionar mosaicos com animais da nossa fauna, plantar mudas de árvores e realizarem pequenas pesquisas sobre os biomas brasileiros. Como a ajuda e incentivo das famílias é indispensável para realização dessas atividades, a escola organizou esta exposição com o objetivo de valorizar as construções que estão sendo feitas mesmo à distância e motivar cada vez mais a participação dos pais no processo ensino-aprendizagem.

Quem foi à Escola na última sexta-feira (07), pôde ver os trabalhos expostos com a identificação do aluno, mosaicos em telhas de barro e outros materiais, maquetes das florestas do Brasil, brinquedos confeccionados com materiais alternativos e muitas criações feitas com caixas de papelão. As atividades foram expostas na calçada da escola, ao ar livre, seguindo os protocolos de segurança.

Na primeira sequência de atividades encaminhada para as famílias, todas as turmas desenvolveram atividades a partir da história “O homem que amava caixas”, de Stephen Michael King, e uma das tarefas era a confecção de um brinquedo para a criança utilizando caixas. Com esta temática, além da contação de história, construção do brinquedo, para os alunos maiores, este tema também possibilitou uma descoberta dentro do projeto da escola, a partir de uma pequena pesquisa: “de onde vem o papel?”.

As professoras também têm orientado a realização de atividades utilizando recursos da natureza, como as “Caixas da Natureza”, com sementes diversas e outros itens como esponja natural e musgo, que foram encaminhados às crianças para exploração em casa; os “Potes das experiências pela janela”, incentivando as crianças a observarem fenômenos da natureza tais como vento, luz solar, sombras, movimento dos pássaros e outros animais. Mesmo a distância, os alunos da Rede Municipal de Ensino estão fazendo muitas experiências em suas casas, e terão muitas novidades para contar no retorno às aulas presenciais.