04 FEV 2021
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Evento online marca a abertura do Ano Letivo 2021 na Rede Municipal de Ensino

A Secretaria Municipal de Educação – SMEC realizou na manhã desta quinta-feira (4) um evento online que deu início oficialmente ao Ano Letivo de 2021 na Rede Municipal de Ensino. Todos os profissionais que compõem a educação municipal tiveram a oportunidade de acompanhar a programação especial com a presença do prefeito Milton Schmitz e a vice-prefeita Valéska Walber. O evento foi transmitido pelo Canal do Youtube da SMEC.

A abertura do evento contou com as boas vindas da secretária de Educação, Sandra Denise Bandeira Guerra, que desejou a todos uma boa acolhida e convidou o prefeito Milton Schmitz para recepcionar os profissionais da rede.

Em seu discurso, o chefe do executivo falou sobre a importância da educação para o governo municipal. “A educação é o futuro, a esperança, é a preparação das pessoas para a vida. Nossa gestão investe muito na educação, pois acreditamos que é a partir dela que se faz o sucesso de uma cidade, estado ou país”. O prefeito Milton ainda agradeceu o apoio de todos na construção de um Carazinho diferente e melhor e desejou um bom início de ano a todos, com muita saúde e superações diante dos novos desafios.

Após, a vice-prefeita e psicóloga Valéska Walber participou como convidada, falando sobre a importância da atenção, do cuidado e desafios nos tempos de pandemia. Valéska ressaltou que o ano de 2020 foi um ano inesperado, mas de muitos aprendizados, autoconhecimento das próprias possibilidades e acolhimento. “Nunca fomos desafiados como no ano passado, mas chegamos em 2021 com essa possibilidade. Percebemos o quanto nós podemos, o quanto temos a capacidade de nos organizarmos e nos adaptarmos. Vivemos um novo tempo, apesar dos perigos, mas estamos mais preparados do que nunca para acolhermos nossos alunos e famílias que também enfrentam esse desafio”, salientou.

Um momento de diálogo, de cuidado emocional e atenção para os novos desafios que surgirão neste ano letivo que será em formato híbrido. Confira o cronograma para o retorno das atividades escolares 2021:

→ 08 de fevereiro: inicia o ano letivo escolar da Rede Municipal de Ensino, com o envio de atividades domiciliares, as quais devem ser retiradas nas escolas pelos familiares/responsáveis.

→ 17 de fevereiro: as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) iniciarão as aulas no modelo híbrido (com presença de 50% dos alunos por turma).

→ 08 de março: as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) iniciarão as aulas no modelo híbrido (com presença de 50% dos alunos por turma).

→ CEMAEE: seguirá o calendário das EMEI's e EMEF's conforme a faixa etária.