22 SET 2015
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Coleta Seletiva de Lixo EMEI Santa Isabel

As turmas de 5 anos da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Isabel iniciaram na última semana, um trabalho de coleta seletiva de resíduos sólidos. O trabalho tem por objetivo, mostrar às crianças a importância de preservar o ambiente onde vivemos através de atitudes simples como: REPENSAR hábitos e atitudes, REDUZIR a geração e descarte de produtos, REUTILIZAR, aumentando a vida útil do produto, RECICLAR, transformando num novo produto e RECUSAR produtos que agridam o meio ambiente.

Para iniciar o trabalho, a turma 052, juntamente com a professora Oneida e monitora Ana Paula Pasqualetto, realizou uma caminhada pelos arredores da escola, juntando o lixo que ali se encontrava espalhado. Muitas outras ações estão programadas para os próximos dias, como a apresentação dos 5Rs a comunidade e a distribuição de folhetos sobre o lixo através de um passeio com os carrinhos itinerantes da leitura. A escola também recebeu da Secretaria do Meio Ambiente um papa-pilhas que está à disposição da comunidade para o correto descarte do produto e estará recebendo nos próximos dias uma bomba para coleta de óleo de cozinha usado.

As crianças ainda estão realizando a coleta e classificação de materiais recicláveis como plástico, papelão e alumínio, que são encaminhados a um depósito de reciclagem. O lucro da venda, será utilizado para ajudar a custear um passeio de estudos no final do ano.

Para abrilhantar ainda mais o projeto, no dia 23 de setembro, acontecerá a “Noite do Sabão”, quando as mães dos alunos da turma virão para a escola para uma oficina com a Bióloga Daniela Wojan onde prepararão sabão com óleo de cozinha arrecadado. Desta forma, além da participação das famílias, estaremos trabalhando a REUTILIZAÇÃO do produto e também uma forma de geração de renda para as famílias.

Autor: Imprensa