13 AGO 2015
INFORMATIVOS
Fogo Simbólico chega em Carazinho

A chegada do Fogo Simbólico acontecerá no dia 19 de agosto, às 11h 30min, no Altar da Pátria, localizado na Praça Albino Hillebrand, sita  Avenida Flores da Cunha com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas.  As atividades alusivas a Semana da Pátria estão sob coordenação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura através do Centro Cívico Expedicionário Claudino Pinheiro.

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, como ideia de um grupo de patriotas no Estado, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem. Levada a ideia à Liga da Defesa Nacional, foi acolhida com muito entusiasmo, sendo complementada com o acréscimo de que o Fogo Simbólico da Pátria deveria percorrer o território nacional, numa corrida do Fogo. Assim, em 1938, foi realizada uma pequena corrida, num trecho de 26 quilômetros, entre Porto Alegre e Viamão, constituindo-se na 1ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria.

Este ano será realizada a 78ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria levando a chama votiva e abrilhantando os festejos da data magna do Brasil.

O acendimento do Fogo e início da corrida será dia 16 de agosto em Uruguaiana e dia 17 de agosto iniciará a distribuição aos municípios.

Autor: Imprensa