15 MAR 2021
Procon realiza mutirão virtual de renegociação de dívidas

Para celebrar o Dia Mundial do Consumidor (15 de março), o Procon Carazinho, em conjunto com a Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), promove o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas”. A ação iniciou hoje (15) e irá até 31 de março, exclusivamente pela internet, por meio da plataforma www.consumidor.gov.br.

O mutirão tem como objetivo promover condições para que os consumidores possam reequilibrar as contas, restabelecer o equilíbrio do orçamento das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito. Diante do momento em que se vive com a pandemia da Covid-19, a ação visa buscar condições favoráveis ao pagamento, ajuste de parcelas, redução de juros e multas ou mesmo quitação de débitos.

De acordo com o Procon Carazinho, o consumidor deve registrar seu acesso no site para receber um login e senha e após, relatar o problema com a informação de que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos com o uso da hashtag #MutiraoProconsBrasil. No momento cadastro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte de empresas de telefonia, bancos e instituições financeiras participantes.

Após finalizar o registro, o banco, empresa ou instituição financeira terão prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado o prazo para a resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

Atendimento

O coordenador executivo do Procon do município, Gilvane Gonçalves Pedrolo informa, que conforme o Decreto Municipal 026/2021 que segue os protocolos da Bandeira Preta determinados pelo Estado, o Procon Carazinho está com as atividades presenciais suspensas.

Os atendimentos estão sendo realizados via e-mail procon@carazinho.rs.gov.br e ou através do telefone/WhatsApp (54) 996337265.