29 JUN 2017
SEC. SAÚDE
Construir uma consciência é o caminho para uma cidade que diz NÃO às drogas

A Câmara de vereadores esteve lotada nesta quinta-feira (29) para um evento que com certeza fará a diferença na vida de muitas pessoas: o seminário “Desafio e Possibilidades no Tratamento da Dependência”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde através das entidades da Rede de Atenção à Dependência Química de Carazinho. O evento foi direcionado as pessoas que fazem parte das Redes de Atenção, Educação e Assistência social, orientadores de escola, agentes comunitários de saúde, representantes das unidades básicas de saúde, CREAS, CRAS, grupos e entidades que de alguma forma atendem à demanda da dependência. A intenção do movimento é fortalecer, através do conhecimento, o trabalho em Rede, articulando melhor os serviços com os encaminhamentos e demandas necessárias.

A secretária municipal de Saúde, Anelise Almeida, destacou na abertura do seminário a importância de todos estarem envolvidos. “É preciso conhecer os serviços que oferecemos para juntos pensarmos em ações, em orientar melhor nossos usuários. Precisamos ter esse conhecimento para auxiliar mais. Agregar na Rede é pensar no todo. É pensando no todo que faremos a diferença”, afirmou a secretária.

Para a psicóloga Valéska Walber, coordenadora do serviço de Saúde Mental do município e uma das idealizadoras do seminário, a demanda da dependência química é um desfio diário. É uma demanda crescente e diz respeito a todos nós. “A dependência não é algo da clínica, do hospital, algo que o psiquiatra ou a assistente social conseguirá dar conta sozinho. Nós precisamos de todos os cidadãos, de todos os profissionais instrumentalizados e capacitados para lidar com o ser humano. Antes de ser uma demanda de saúde ela é uma demanda social e antes de ser social, é uma demanda familiar. Todos nós aqui, somos cidadãos que devemos nos instrumentalizar para enfrentar a dependência química”, disse Valéska.

Ao longo do dia foram mostrados uma série de trabalhos que já são realizados em Carazinho. Houve uma reflexão sobre alguns temas ligados a dependência química visando o fortalecimento da REDE DE ATENÇÃO A DEPENDÊNCIA QUÍMICA. Não temos como combater, trabalhar ou refletir a questão da dependência química isolados. É preciso que isso realmente se torne uma consciência coletiva.

O seminário que contou também com a presença da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Andréia Schmitz, encerra as atividades programadas para a Semana de Prevenção á Dependência Química.

Participaram do Seminário

CAPSII, CAPSi,  CREAS, CRAS, Cetrat,  HCC, YACAMIN,  AA, Naranon, NA

Mesa Redonda: “Como atendemos a demanda da dependência química no nosso

Painel: “Desafio e possibilidades no Tratamento da Dependência”

Momento MINDFULNESS – Com a psicóloga, Ceres Hartmann

Uma semana de conhecimento

No decorrer da semana, além da panfletagem no dia 26 de junho, as entidades da Rede de Atenção à Dependência Química realizaram diversas AÇÕES de prevenção e informação referentes ao tema em diferentes locais. As escolas  realizaram oficinas, palestras, as unidades básicas de saúde realizaram também oficinas, discutiram o material do panfleto, levaram outros materiais, chamaram profissionais, as equipes do Capsi, do Capsen  do Cras, se mobilizaram nessas ações. Foram muitas demandas sendo debatidas e muito conhecimento sendo disseminado. “Não temos como combater, trabalhar ou refletir a questão da dependência química isolados, é preciso que isso realmente se torne uma consciência comunitária”, afirma Valeska.

29/06/2017
Construir uma consciência é o caminho para uma cidade que diz NÃO às drogas