08 JUN 2015
SEC. AGRICULTURA
Município inaugurou Serviço de Inspeção

Na tarde de quarta-feira dia 03 de junho, tendo como local o Gabinete Municipal, aconteceu um encontro para marcar a inauguração do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), realizado pela Secretaria Municipal da Agricultura com o apoio do Escritório local da Emater. A ocasião contou com a participação do Prefeito Renato Süss, Secretário Municipal de Agricultura, Paulo Barboza, Chefe do Escritório local da Emater/Ascar, Leandro Nicolacópolus, representantes da UCAPI ( União Carazinhense de Apicultores) e outros servidores da Administração Municipal. De acordo com o Secretário da Agricultura, Paulo Barboza, este serviço até então não existia no Município, e portanto nenhuma Agroindústria local havia se manifestado em termos de fiscalização de sua produção , sendo que a primeira foi através do Apicultor Edmundo Metzdorf.

“ Esta data significa o início de um novo momento para nossa Agroindústria local, onde contamos com uma parceria muito importante e decisiva na concretização do SIM, através do Leandro Nicolacópolus da Emater-RS/Ascar” declarou Barboza. O Chefe do Escritório local da Emater, Leandro Nicolacópolus, destacou que a partir de agora os produtores que trabalham com produtos Agroindustriais de origem animal, podem buscar o apoio da Emater e da Secretaria Municipal da Agricultura, visando a legalização de suas atividades. “ Nosso objetivo com a criação do SIM, é justamente oportunizarmos que nossos produtores obtenham a inspeção necessária para seguirem trabalhando de modo legalizado com suas produções e através disto torna-se possível a obtenção de linha de crédito junto aos bancos que oferecem este serviço, bem como, receberão o Apoio técnico da Emater em suas atividades, podendo desta forma ampliarem a comercialização de seus produtos, uma vez que os mesmos terão a certificação do SIM” explicou Leandro. Na sequência, o Apicultor Edmundo Metzdorf, recebeu o certificado de número 001/2015, como sendo o primeiro produtor da Agroindústria carazinhense fiscalizado pelo novo serviço. Em relação a fiscalização do SIM, o mesmo está a cargo da Médica Veterinária, Bruna Ende Gomes, da Secretaria Municipal da Agricultura. Antes do encerramento, Barboza aproveitou para salientar que a Secretaria Municipal de Agricultura e Emater, já receberam outros três pedidos de projetos Agroindustriais que visam instalarem-se no Município, e outros além destes deverão surgir com o decorrer do tempo.

Autor: Imprensa