18 MAR 2014
SEC. SAÚDE
Vacinação de meninas contra o HPV segue até o dia 10 de abril

Desde a última segunda-feira (10), o Sistema Único de Saúde (SUS) iniciou a vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) para meninas de 11 a 13 anos, em postos de saúde e em escolas públicas e privadas de todo o país. No Rio Grande do Sul, são cerca de 258 mil meninas nesta faixa etária. O vírus HPV é uma das principais causas do câncer do colo de útero, um dos tipos de maior incidência entre as mulheres. A vacina é oferecida em três doses. Para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses. A segunda aplicação deve ser feita seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos depois. Até 2016, o objetivo do Ministério é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país. Em Carazinho a vacina está sendo realizada conforme um cronograma em todas as escolas do município. As meninas nascidas entre 11 de  março de 2000 e 11 de março de 2003 estão recebendo a primeira dose da vacina e também estão sendo agendadas para a segunda dose, que deverá ser realizada em setembro de 2014 nos ESF\'s dos bairros onde residem as meninas. Conforme a enfermeira sanitarista da Secretaria Municipal da Saúde, Márcia Smaniotto, a média de meninas nessa faixa etária que serão vacinadas no período de 10 de março de 2014 a 10 de abril de 2014, é de 1.400. Após essa data, vacinação será realizada nos ESF\'s como vacinação de rotina na rede pública.

Autor: Jenifer Schmidt

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024