14 JUL 2021
SEC. SAÚDE
Saúde esclarece dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19

Desde o início da vacinação contra a Covid-19 no município, em janeiro de 2021, a secretaria da Saúde têm se mobilizado para adotar estratégias a fim de acelerar o cronograma vacinal, uma luta incansável que colocou Carazinho entre as cidades destaques no estado quando se trata de vacinação. Mais de 54,5% da população já foi vacinada com a primeira dose, sendo em torno de 31.606 carazinhenses, destes, 12.253 já concluíram o esquema vacinal com a segunda dose, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde – SES/RS.

Diante disso, a secretaria reforça que está dando sequência na vacinação, conforme os cronogramas elaborados pela responsável técnica do setor de Vigilância Epidemiológica, Márcia Smaniotto e equipe. Semanalmente, os cronogramas são divulgados nas redes sociais da prefeitura e mídia local. Assim que recebidas as doses no município, já são encaminhadas para aplicação.

Cumprindo o compromisso de informar e conscientizar a população, a secretaria da Saúde esclarece dúvidas e reforça alguns pontos em relação a vacinação:

✅ Segunda dose

Muitas vezes não há a possibilidade de aplicar a segunda dose, conforme a data que consta na carteira de vacinação Covid-19, pois isso depende do recebimento de vacinas pelo governo do estado. Reforça-se para a população, que acompanhe as informações divulgadas nas redes sociais da prefeitura de Carazinho e mídias locais.

Também é possível entrar em contato com a Unidade de Saúde em que a pessoa fez a primeira dose, para saber se há disponibilidade daquela vacina na data que consta na carteira de vacinação.

Sobre a antecipação do intervalo das vacinas Pfizer/BioNTech e Oxford/AstraZeneca, a secretaria esclarece que depende do recebimento de novas doses destinadas para este fim.

✅ Vacinas disponíveis

As vacinas disponíveis passaram por todas as etapas necessárias para a criação de um novo imunizante e cumprem critérios científicos rigorosos adotados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atualmente, Carazinho conta com quatro tipos de imunizantes com frascos multidoses e que, após serem abertos possuem um prazo de validade curto, por isso devem ser aplicados conforme cronograma e horários estabelecidos.

Na corrida contra o vírus, a secretaria também reforça a população, que não deve se preocupar em escolher qual imunizante tomar. A vacina, junto às medidas de precaução, como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social, é o único meio de controlar a doença, por isso, as pessoas não devem deixar de se vacinar ou adiar a aplicação.

Todos os imunizantes são eficazes, seguros e garantem a proteção contra o vírus.

✅ Pessoas que já tiveram Covid-19 podem tomar a vacina?

Sim. Mesmo quem já teve Covid-19 deve ser imunizado. Nesses casos, é preciso aguardar um mês. A contagem vale a partir do primeiro dia de sintoma ou, em caso de assintomáticos, após o resultado positivo do exame RT-PCR.

✅ Respeite os profissionais da Saúde

As equipes de Saúde que estão a frente da vacinação e voluntários, tem trabalhado diariamente sem medir esforços por uma Carazinho imunizada, solicita-se a população compreensão e respeito em meio as dificuldades que podem ocorrer durante esse processo.

Fake News

Evite compartilhar informações descontextualizadas, notícias falsas ou que contribuam com a desinformação. Teorias da conspiração, fake news, rumores e outros conteúdos divulgados em torno das vacinas ou da própria Covid-19, apenas contribuem para gerar pânico, aumentar casos e mortes pela doença.