08 SET 2023
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Projeto de lei garante volta do indexador
Foi assinado pelo prefeito Milton Schmitz e encaminhado a Câmara Municipal de Vereadores, na quarta-feira (06), o Projeto de Lei 084 que fixa as 56 promoções dos professores de carreira do magistério público municipal previstas pela Lei Municipal 3.920/89 que está vigorando atualmente.

No segundo artigo do PL consta a volta do indexador, com os respectivos valores e carga horária. No entanto, ele só irá gerar aumento de salário em janeiro de 2024 quando ocorre o reajuste salarial.
Os professores, em janeiro, receberão além do reajuste acordado com o Sindicato dos Servidores, conforme a inflação, o acréscimo referente ao indexador corresponde aos níveis do Plano de Carreira do Magistério Municipal, que possibilitará um aumento ainda maior nos vencimentos.

Importante destacar que no momento não está indo o plano completo, conforme aprovado pela comissão, devido a falta do impacto orçamentário que está na dependência de recursos financeiros de um outro projeto.
Conforme o prefeito, a questão orçamentária é fundamental. Ter dinheiro em caixa não significa recurso orçamentário para o futuro e o Plano de Carreira previsto necessita dessa segurança. “Trabalhamos com seriedade e respeito aos professores e a volta do indexador era nosso compromisso”, afirma.

Além da vice-prefeita Valéska Walber; primeira-dama e secretária de Assistência Social, Andréia Schmitz; dirigente municipal de Educação, Sandra Denise Bandeira Guerra; secretário de Administração, Lori Bolesina; secretário da Fazenda, Paulo Quadros; secretário de Desenvolvimento, Gilmar Maroso; secretário-geral de Governo, Tenente Costa; secretário de Obras, Estevão De Loreno; assessor jurídico, Gustavo Viapiana, estiveram também presentes no gabinete, a coordenadora Cristina Vieira e todos os diretores das escolas da Rede Municipal.