13 SET 2023
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Homenagem Ronda do Executivo e CMTG
Três tradicionalistas serão homenageados nesta quinta-feira (14), pelo Executivo e o Conselho Municipal de Tradições Gaúchas (CMTG). A homenagem ocorre no CTG Rincão Serrano, às 20h.

Os homenageados

> Gaúcho Destaque: Gilberto Roos da Silva (Giba)

Gilberto Roos Da Silva, nascido em Carazinho no dia 09 de julho de 1966, filho de Elidia Elma Roos e José Vitorino da Silva, perdeu seu pai quando tinha apenas três anos de idade, indo morar então, com sua mãe, em Estância Nova no interior de Carazinho, na Fazenda Dona Helena, onde passou sua infância lidando com os animais.

Em 1980, com 14 anos, teve seu primeiro emprego de carteira assinada, trabalhando como vaqueiro, em 1984 serviu ao exército brasileiro, em Cruz Alta, dando baixa em 1985 como Cabo. Ao retornar das fileiras do exército brasileiro sentiu a necessidade de dar um novo rumo para sua vida, começando a fazer cursos profissionalizantes - cursou leitura e interpretação de desenho mecânico, torneiro mecânico, fresador, solda e mecânica pesada.

Nessa época, retornou a sua Cidade Natal. Em 1987 casou-se com Josani Roos da Silva, e teve dois filhos, Willian Roos da Silva, nascido em 1992 e Ana Vitória Roos da Silva, nascida em 2004. No dia 27 de novembro de 2009, enquanto retornavam de Rivera (Uruguai) acabaram sofrendo um grave acidente, no qual sua esposa acabou falecendo.

No ano de 2012, adquiriu seu primeiro cavalo, sua paixão de infância. Em 2015, iniciou sua caminhada nas cavalgadas, pelas quais tomou gosto e segue envolvido até hoje. Em 2016, reuniu um grupo de amigos e fizeram a primeira grande cavalgada com o percurso de 270 km, de Barracão a Carazinho. Gostaram tanto da experiência que, em 2017, resolveram fundar o Grupo de Cavaleiros Vereda das Tropas.

No ano de 2019, assumiu a Patronagem do grupo, deixando o cargo em dezembro de 2022.

Hoje, ocupa o cargo de diretor de cavalgadas do G.C.T; e, também, o diretor de cavalgadas da 4° microrregião da 7° R.T, organizador e responsável pela busca da Chama para Carazinho desde 2018.

Em 2023, foi escolhido Coordenador do CMTG de Carazinho.

> Cavalheiro Destaque: Ademar Correia da Silva ("Tio Nico")

Natural de Victor Graeff, veio morar em Carazinho em 1975, foi Presidente da Associação do Bairro Ouro Preto, participando dos Galetos com Massa e festividades das Igrejas de todas as comunidades.

Em 1994, ajudou a fundar o CTG Vento Minuano em conjunto com as Invernadas Campeira e Artística.

Em 2007 e 2008, foi patrão do CTG Vento Minuano. Em 2018 ajudou na fundação do Grupo de Cavaleiros Veredas das Tropas, onde participa de cavalgadas na Rota das Terras, cavalgando por 11 municípios da Região. Já somou um total de 1.826Km em cavalgadas.

“Tio Nico”, como é conhecido, costuma ir ao centro da cidade para pagar as contas ou resolver suas questões à cavalo. Ajuda também, nas lidas de gado nas fazendas e granjas, faz frete de cavalos pela região, sempre que solicitado.

Em 2023, assumiu mais uma vez a Patronagem do CTG Vento Minuano, aos 64 anos de idade.

> Homenagem Póstuma: Volnei Herbert

Volnei Herbert, nasceu em 1966, em Passo Fundo. Foi casado com Ione Deniz Herbert e teve três filhos Leonardo, Patrick e Anderson. Teve uma relação muito forte com o tradicionalismo. Em 2009, foi Coordenador do CMTG e criou o Jantar Fandango Solidário da Conselho.

No CTG Vento Minuano foi: Patrão, na coordenação do Grupo Artístico foi promotor do primeiro Sarau da Prenda Jovem, idealizador do primeiro Fandango da Solidariedade, do Primeiro Rodeio Crioulo, do Troféu Honrando as Tradições. Também foi idealizador do Programa de Rádio ao vivo, Xucro Minuano e do Rodeio do CTG.

No CTG Pedro Vargas foi presidente do Grupo Roda de Chimarrão, participou do grupo de dança e do Conselho de Vaqueanos.

Participou ainda da Invernada Artística do CTG Alfredo D’Amore e da patronagem do CTG Rincão Serrano.

Construiu em sua propriedade o Galpão Recanto da Tradição, foi idealizador do Programa de Rádio Viva Rio Grande, transmitido pela UACC. Foi patrão do Quadro de Laçadores Presilha do Rio Grande filiado ao CTG Alfredo D’Amore.

Também foi idealizador e professor das Invernadas de Danças da Escolas Municipais de Ensino Fundamental João Goulart e Pedro Pasqualotto e participou da invernada adulta Gan Sepé Tiaraju, de Espumoso. Foi também patrão da campeira e chefe de churrasqueira. Volnei Herbert faleceu no dia 15 de novembro de 2018.