Na terça-feira (26), duas escolas de Carazinho foram contempladas com o projeto “Aquífero Guarani – A importância da água para a humanidade”. Por meio da música e da poesia, a iniciativa visa valorizar a cultura gaúcha, além de ensinar os estudantes de maneira lúdica e divertida sobre a relevância ambiental que essa grande reserva de água doce subterrânea possui no mundo.
As apresentações do Grupo Nativista Clóvis Mendes e os Balseiros aconteceram na Escola Presidente Getúlio Dornelles Vargas às 9h30 e na Escola Presidente Castelo Branco às 14h30.
Ao todo, cerca de 280 alunos assistiram as intervenções culturais.
Após a apresentação, os músicos Joelson Godinho, João Soares Nunes e Clóvis Mendes ministraram uma oficina de música, na qual os alunos puderam aprender um pouco mais sobre a história do acordeom e do violão.
Para o músico Clóvis Mendes é muito gratificante poder colaborar com o aprendizado dos alunos que se mostram interessados e participativos. “Nossa ideia é proporcionar a identificação, conhecimento e estima à nossa história. Somado a isso, também queremos conscientizar os estudantes sobre a importância do Aquífero Guarani que está entre um dos maiores do mundo abrangendo quatro países”, esclarece.
“Além das músicas tradicionais já conhecidas da nossa cultura, compus duas músicas inéditas para o projeto nomeadas de ”Aquífero Guarani” e “O Planeta Água”, dessa forma conseguimos transmitir conhecimento de um modo diferente do convencional”, complementa o artista.