21 OUT 2016
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Biblioteca Pública Dr. Guilherme Schultz Filho - Da máquina de escrever a informatização

No atual contexto mundial, onde os "meios de comunicação e ferramentas tecnológicas têm conquistado cada vez mais a população, o acesso à informatização precisa ser rápido e dinâmico". Partindo desse princípio os usuários da Biblioteca Pública DR. Guilherme Schultz Filho, saem do sistema envolvendo a máquina de escrever para a era digital.

Cerca de 15.351 volumes e 3.799 leitores do espaço de promoção e leitura já foram cadastrados e o empréstimo e a devolução do acervo literário passam a ser regidos através de um sistema informatizado.

Uma meta atingida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, dentro de seu planejamento de gestão 2013-2016, uma vez que a Biblioteca é um segmento ligado ao órgão.

Dessa forma, algumas mudanças no agir, tornam-se necessárias, como a apresentação da carteirinha do usuário, uma vez que o sistema está adaptado com código de barras e não há possibilidade de acesso aos dados do leitor sem a mesma, sendo que todos que estavam cadastrados no processo antigo serão fotografados e inseridos na nova dinâmica.

Portanto, com a inserção da informatização a biblioteca pública assume um novo papel na sociedade, o qual proporcionará a democratização do acesso, a amplitude dos serviços e o alcance da informação, pois tanto o servidor como o usuário estará realmente ciente de sua situação junto a este segmento.

Dos 44 anos de existência, a partir de agora, uma nova era passa a ser aplicada no espaço do saber.

Autor: Imprensa