17 JUN 2015
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Instituto Federal Farroupilha oferece ensino técnico e tecnológico em Carazinho com apoio da Gestão Municipal

Desde o ano passado, o Instituto Federal Farroupilha possui uma unidade instalada no município de Carazinho. No ano passado, foram oferecidas 200 vagas em oito cursos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nos Centros de Referência desse educandário, sendo 60 vagas em Carazinho. A partir do segundo semestre deste ano, estão previstas mais 80. A instalação da unidade, chamada Centro de Referência de Carazinho, foi viabilizada por um trabalho conjunto entre o Governo Federal e a Gestão Municipal e lideranças de Carazinho, região e Estado.

Centros de Referência são unidades destinadas ao desenvolvimento de planos, programas e projetos relacionados à educação profissional e tecnológica, como o Pronatec. Os Institutos Federais têm autonomia para a criação destas unidades, diferente dos câmpus, cuja prerrogativa é do Ministério da Educação (MEC).

Por Carazinho ter grande potencial para a oferta de educação profissional e tecnológica, o Instituto Federal Farroupilha criou no município, através da Portaria nº 0844, de 09 de junho de 2014, um Centro de Referência instalado na Escola (Pólo) Francelino Dornelles e passou a ofertar cursos do Pronatec.

Inscrições para novos cursos começam no fim de junho

A Criação do Centro de Referência partiu de uma comissão formada por diversas pessoas da cidade de Carazinho, região e Estado que procurou o Instituto Federal Farroupilha em 2014. A finalidade era pleitear a instalação de um câmpus no município. Por ser prerrogativa do MEC, e depender de proposição e aprovação de projeto de lei para cargos e funções e destinação de orçamento específico, optou-se inicialmente pela criação do Centro de Referência.

Centros de Referência não recebem recursos específicos para infraestrutura e custeio. Dessa forma, cabe ao município a disponibilização das instalações e do pagamento de diversas despesas de manutenção, como energia elétrica, água, internet, serviços de limpeza e vigilância. Ao Instituto cabe o custeio das despesas relacionadas às ofertas de cursos (contratação de professores e tutores e material didático) e assistência estudantil. Além disso, para cada Centro de Referência é destinado um servidor público efetivo do IF Farroupilha, que se instala no município para atuar como Coordenador.

Segundo a reitora Carla Jardim, a expansão da rede de educação profissional e tecnológica deve ser retomada tão logo o cenário econômico do Brasil melhore. A continuidade da expansão está prevista, inclusive, no Plano Nacional de Educação (PNE). “Um Centro de Referência bem estruturado, com instalações adequadas, com a totalidade das vagas preenchidas, com significativo número de concluintes e que conte com o apoio da comunidade estará se credenciando para, num futuro próximo, torar-se Câmpus do Instituto Federal Farroupilha”, disse a professora Carla.

Autor: imprensa