14 OUT 2014
SEC. FAZENDA E ARRECADAÇÃO
Seminário de Assuntos Contábeis em Carazinho

eSocial foi a primeira palestra do Seminário de Assuntos Contábeis, que o Conselho Regional de Contabilidade do RS promoveu, em 10 de outubro, em Carazinho. Valéria Valcam, consultora nas áreas trabalhistas e previdenciária da Lefisc, abordou o assunto, enfatizando que, a partir do eSocial, o profissional terá de planejar e criar procedimentos, e alertou ainda que a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) passará a ser mensal.

Na solenidade de abertura do Seminário, o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, reiterou a importância do profissional e do estudante da área contábil adquirir cada vez mais conhecimento. Salientou ainda que os seminários são boas oportunidades de integração e convívio entre contadores, técnicos em contabilidade e estudantes.

Também se manifestaram, nesse sentido, o delegado regional do CRCRS em Carazinho, Clóvis da Rocha, diretor da UPF em Carazinho, Hélio Bulau, secretário municipal da Fazenda, João Carlos Martins Pedroso.

O mestre em Direito Marcelo Zampieri iniciou a palestra sobre holding patrimonial, citando o autor Fred John Santana Prado: “A preocupação com os negócios da família, bem a sua continuidade tem levado muitas pessoas a constituírem holdings familiares. Essa medida, visa principalmente evitar possíveis mudanças de filosofia na gestão dos negócios, advindos dos diferentes perfis dos herdeiros, impedindo, inclusive, que problemas familiares atinjam os negócios”. Zampieri lembrou que o interesse do negócio tem que estar acima do interesse dos herdeiros. Salientou ainda que a holding não pressupõe um tipo societário específico, podendo ser constituída sob forma de sociedade por ações, de sociedade limitada e EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Portanto, a sociedade holding não se constitui em um tipo societário ou pessoa jurídica específica.

“Ações que fazem a diferença” foi o tema da palestra que Márcio Mâncio, empresário, ministrou na parte da tarde, enfocando, de uma maneira bem humorada, a necessidade das pessoas de se realizarem profissionalmente e de buscarem um diferencial para alcançarem o sucesso. Mâncio deu dicas para a formação de equipes de alta. Em seguida, o coordenador da Comissão de Estudos de Organizações Contábeis do CRCRS, Márcio Silveira, fez uma explanação sobre honorários.

Autor: Imprensa