26 ABR 2018
SEC. SAÚDE
CAPS II: acolhimento, tratamento e bem-estar emocional

O Serviço de Atenção à Saúde Mental em Carazinho é prestado pelo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II), que atende adultos, e pelo CAPS Infantil, que atende a demanda da infância e adolescência.

O CAPS Infantil atua junto à ESF da Vila Rica e conta com estrutura e equipe próprias. Já o CAPS II, funciona na Avenida Pátria junto à Secretaria Municipal da Saúde.

ATENDIMENTOS NO CAPS II

No CAPS II são atendidos desde pacientes com quadros de depressão leve e insônia, dentre outros mais leves e transitórios, até demandas crônicas como doenças mentais graves e esquizofrenia.

Conforme a coordenadora de saúde mental, Valéska Walber, na atual gestão da Saúde, a equipe preocupou-se em proporcionar o atendimento aos usuários desde o primeiro contato com o CAPS II. “Hoje temos fila zero, já que desde o primeiro dia em que nosso serviço é buscado, já fazemos o acolhimento, pois entendemos que quando a pessoa nos procura, ela já está passando por um problema e veio em busca de solução, então, já fazemos o encaminhamento imediato dela”, explica Valéska.

COMO BUSCAR ATENDIMENTO NO CAPS II

Há duas formas de solicitar atendimento no CAPS II; uma delas é o encaminhamento pelas ESF’s, e a outra é a procura espontânea. A forma de atenção varia caso a caso; a pessoa é atendida individualmente, e depois também pode participar dos grupos, dependendo de cada situação.

ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO E EM GRUPO

Atualmente, o CAPS II conta com 37 grupos e oficinas. Existem grupos de alcoolismo, de sentimentos, de tabagismo, de depressivos, de transtorno de humor, de superação (para pacientes em quadros de luto), de acolhimento (para as pessoas que estão chegando em busca de atendimento), de idosos, de apoio à dependência química, de apoio a familiares de dependentes químicos, de trabalho com vítimas de violência, grupo das Luluzinhas (que são mulheres com abalo na saúde mental mais leve), dentre outros.

As oficinas oferecidas são de beleza, artesanato, reiki e meditação. “Já no acolhimento, identificamos se a pessoa tem indicação para algum dos grupos existentes, então, às vezes, ela já começa a frequentar o grupo independente do atendimento individual”, destaca a coordenadora.

Valéska explica que os pacientes ao iniciarem o acompanhamento, assinam uma espécie de contrato simbólico, onde precisam comparecer às consultas e seguir com o tratamento. No decorrer, e conforme a evolução de cada um, é que se identifica o tempo de permanência no CAPS II.

Para os pacientes com casos mais crônicos, que frequentam o CAPS II diariamente, o serviço oferece além do atendimento individualizado, em grupo e da medicação, também café, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.

O telefone do CAPS II é: 54-3331-4510.

O horário de atendimento é das 8h às 17h.

Autor: Assessoria de Comunicação

26/04/2018