01 SET 2016
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Auditório Cívico 2016

O Executivo Municipal e o Centro Cívico Expedicionário Claudino Pinheiro em uma noite especial para homenagear a nossa Pátria, o Brasil, realizaram o Auditório Cívico no Teatro do Sesc Carazinho, com a participação de educandários públicos e particulares, com o objetivo de conscientizar a comunidade da importância do civismo e do amor à democracia, levando-a a entender as necessidades de participar dos eventos de natureza cultural, social, científica, esportiva, jurídica e outras.

Os temas da Semana da Pátria – 2016, são:

Tema Nacional:

CENTENÁRIO DA LIGA DE DEFESA NACIONAL

“Há um século semeando civismo”

Tema Estadual:

“ UM SÉCULO DE CIVISMO”

Tema Municipal:

“CIDADANIA: DO LOCAL PARA O GLOBAL”

A Rede Municipal de Ensino levou para o auditório cívico o tema “Cidadania: do Local para o Global” enfatizando a importância de uma educação com qualidade para todos , bem como a valorização de ações do local e promovendo a cidadania global. A construção de um mundo novo, de esperança, de mais paz e oportunidades passa pelas mãos de cada cidadão, de cada família de cada comunidade.

O Colégio Notre Dame Aparecida transmitiu a todos a sua mensagem de cidadania, igualdade e não ao preconceito através da peça teatral intitulada “Vista minha cor, sinta minha dor”.

A Escola Especial Laços de Ternura – APAE, apresentou a música “ Tocando em frente” de Almir Satter, música esta que fala de amor, força, respeito e vida. Os alunos Leandro, Fábio e Cássio demonstraram que deficiência está nos olhos de quem vê não em quem tem, por meio de suas vozes mostram alegria e muito amor pela vida.

A Escola Estadual de Ensino Médio Marquês de Caravelas, levou ao palco a aluna Eliza Robalo Siqueira, aluna do 9º ano, vencedora do 1º lugar no Concurso de Oratória Municipal e Estadual, com o texto “Eu Prefeito”.

O Instituto de Educação Franciscana Nossa Senhora da Glória, inserido nas comemorações alusivas à Semana da Pátria, apresentou uma bela mensagem que envolve arte e cultura. Precisamos assumir e abraçar a causa dos três ‘’R’’ da sustentabilidade: REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR. A falta de sustentabilidade não afeta apenas os indivíduos, mas países inteiros, e obriga a pensar numa ética das relações internacionais.

O Colégio La Salle Carazinho, nas comemorações da Semana da Pátria, a reflexão toma o ambiente educativo versa a cidadania como uma prática viva de respeito com o outro e consigo mesmo. O amor à Pátria, expresso no reconhecimento da diversidade étnica do Brasil e no jeito de ser e viver de cada povo que habita esta terra e revela a riqueza da nossa nação. Estimulados a serem cidadãos conscientes, críticos e criativos no contexto onde estão inseridos, os educandos são convocados a construir uma sociedade mais humana, justa e feliz.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental em Tempo Integral Eduardo Graeff apresentou a música e dança Escravos de Jó. Esta brincadeira de origem indígena e afro-brasileira pode mudar suas regras de acordo com as diferentes regiões do Brasil.

Finalizando o Auditório Cívico o Colégio Sinodal Rui Barbosa, apresentou expressões de dança, música e teatro.

Autor: Imprensa

01/09/2016