15 OUT 2018
SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
Formação de leitores e a construção do protagonismo juvenil

Ser capaz de imaginar outras vidas e outros mundos é a grande aventura de multiplicar nossa existência e nela encontrar um sentido. Ouvir histórias é um dos melhores contatos com o mundo das palavras, o momento do estímulo da criatividade, habilitando os estudantes ao domínio da propriedade à linguagem seja na modalidade verbal e não verbal. Assim, os educadores da EMEF Presidente Castelo Branco, localizada no bairro Fey, observando a importância da construção de competências e habilidades provenientes da leitura nas diferentes áreas do conhecimento, estão constantemente repensando as práticas de leitura escolar.

Segundo o orientador educacional e professor de Língua Portuguesa e Literatura, Flávio Kolling, não se pode mais pensar em ensino de qualidade sem elaborar e incluir nos planos de aula um bom Projeto de Leitura, tanto para a própria escola quanto para a comunidade. “As dificuldades dos estudantes em relação à leitura devem ser enfatizadas e trabalhadas em todas as disciplinas, de maneira interdisciplinar, visto que o aluno se utiliza da leitura em todas as áreas”, explica.

Nesse sentido a equipe diretiva, que já acompanha e conhece o contexto da escola e comunidade há alguns anos, retomou o projeto “Biblioteca Monteiro Lobato 2018”, que tem como propósito reativar esse ambiente de leitura na escola, bem como cativar os alunos e comunidade de forma sutil, mas instigante, por meio da dinamização de seu ambiente. Para tanto, foi firmada parceria com a ULBRA Carazinho e Curso de Design e Design de Interiores da instituição, onde os graduandos observaram algumas turmas, elaboraram o croqui de móveis e, posteriormente, os fabricaram.

No início deste ano, houve a entrega do mobiliário à biblioteca e a reinauguração do espaço, que contou com presença dos gestores da Secretaria Municipal de Educação, equipe diretiva, professores e alunos da escola.

Assim, a escola passou a oferecer melhores condições para o desenvolvimento da habilidade leitora, buscando formar leitores proficientes e cidadãos de bem.

Desde então, estão sendo realizadas ações didáticas que possibilitam aos alunos a habilidade de leitura e escrita, colocando-os em contato sistemático com o papel ora de leitor, ora escritor, compartilhando a multiplicidade de propósitos que a leitura proporciona.